terça-feira, 22 de maio de 2012

Visita ao Sumidouro

Vamos falar do Sumidouro???

Escreva um texto relatando as experiências durante e visita ao PESU. Faça um texto dissertativo descrevendo o foi que visto no parque. Você pode falar sobre a preservação, a degradação que o espaço já sofreu, dos diversos conteúdos que podem ser trabalhados, dos pontos mais importantes, da relevância do parque para a a cidade e população de Lagoa Santa etc.

Este trabalho já vale ponto para a segunda etapa.    

15 comentários:

  1. A visita ao Parque Estadual do Sumidouro foi uma experiência magnifica, a começar pelo nosso guia, Cleyton, um índio, morador nativo da região do sumidouro que conhece a área como a palma de sua mão. Além do Cleyton, tivemos a ilustre companhia da nossa querida professora Lucilene, que mesmo não sendo nativa da região, sabe tudo sobre o Sumidouro. Começamos a nossa caminhada...
    Primeiramente, atendendo ao meu pedido, Cleyton nos ensinou a oração para entrar na mata, que o mesmo aprendeu com seu tio, também índio. Depois de rezada três vezes, entramos de vez na mata, protegidos pela experiência de nossos guias, e, pela proteção do “lião, lião, lião”. De cara nos deparamos com placas contendo textos instrutivos que anteciparam um pouco o que estava por vir ao longo de nossa caminhada, salientando também, a importância do parque para o contexto histórico mundial do conhecimento sobre quem realmente somos, através de descobertas de fósseis da era pré-histórica, tanto de animais, como de humanos.
    Depois de uma longa caminhada e de paisagens espetaculares, encerramos nosso passeio, trazendo de volta conosco para casa, um pouco mais de conhecimento sobre a importância de nossa cidade para a história da humanidade, e de outras espécies em geral, e da contribuição da mesma para estudos e teorias da evolução das espécies em nosso planeta através de artefatos encontrados por aqui; uma maior valorização de uma realidade tão próxima, e, ao mesmo tempo distante quando retratada pela sociedade local.

    ResponderExcluir
  2. Na visita ao sumidouro pudemos observar junto com os nossos colegas e ao guia Cleiton uma reserva ambiental , e várias placas onde contavam histórias do parque e de Peter Lund, um paleontólogo holandes que ajudou na descoberta de fósseis e áreas do parque.Ao seu redor está localizado os mais antigos fósseis humanos da América, como o fóssil de Luzia encontrado a mais de 11 mil anos , O parque foi ícone da Antropologia mundial, pois, foi foco do debate de como ocorreu a expansão humana no planeta terra.
    O parque do sumidouro e o SAP(Sistema de Àreas Protegidas do Vetor Norte Metropolitano)tem sido um objetivo de luta para acomunidade local, ambientalista, organizações da sociedade civil e das academias por anos.

    ResponderExcluir
  3. Parque Estadual do Sumidoro
    No dia 17 de Maio fomos ao Parque do Sumidoro, localizado entre Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, chegando lá conhecemos a praça e a casa Fernão Dias que é uma construção típica e antiga, de muitos séculos atrás, onde passaram vários exploradores na região, entre eles Fernão Dias. A casa, que por enquanto é a sede do Parque, dava acesso à trilha, onde tivemos a honra de ter o Cleiton como nosso guia, e retratando vários detalhes e curiosidades do lugar. Antes de entrar na trilha, ele mostrou-nos um cruzeiro, que é uma cruz, porém não é colocada diretamente no chão, e é isso que diferencia a cruz do cruzeiro, foi colocado em homenagem à uma pessoa que viveu lá há séculos atrás. No começo da trilha ele falou que estávamos entrando em uma mata secundária, vegetação rupícula, e falou dos vários animais que podíamos encontrar por lá, como cobras, vários tipos de formigas, abelhas, entre outros animais. Durante o percurso, foi explicando algumas plantas típicas do local e contando um pouco sobre a história do paleontólogo Peter Lund, que veio da Dinamarca e descobriu o fóssil de Luzia que possui mais de 11 mil anos, descobriu na Gruta do Sumidoro a comprovação do homem pré-histórico com a megafauna composta por preguiças gigantes, tatus gigantes, cavalo pré histórico, tigres dente-de-sabre, e outros animais que não existem mais nas Américas. As pesquisas de Lund, baseadas na teoria do catastrofismo, ajudaram até mesmo nas citações de Charles Darvin. Até que chegamos à Gruta do Sumidoro onde podemos observar que é uma gruta bem complexa e perigosa, não é em vão que é a mais importante das Américas. O nosso guia, falou que Peter Lund entrou 7 metros adentro da gruta, porém o próprio Cleiton conseguiu chegar até 52 metros, e contou-nos das experiências perigosas já vividas tentando explorar o lugar. Depois fomos ver algumas pinturas rupestres em rochas carbonáticas, com tendência a processos de dissolução em contato com a água, que se formaram, ao longo de milhões de anos, as cavernas, funcionando como uma esponja que é capaz de absorver e drenar a água para córregos e a lagoa denominada de Lagoa do Sumidouro. A nossa excursão foi muito enriquecedora para todos nós, por ser tão próximo à nossa região, mas nem todos sabiam a importância da riqueza que possuímos. E como o próprio Cleiton disse, “Minas não tem mar, mas tem histórias.”
    De: Bruna Amantéa

    ResponderExcluir
  4. Nathália Perdigão22 de maio de 2012 às 11:23

    O parque estadual do Sumidouro é uma unidade de conservação, descoberto por Peter Lund, que é considerado o pai da paleontologia, e se localiza em Lagoa Santa. A vegetação deste parque é o cerrado, que é típico do estado mineiro. Entre os animais e insetos há tatus, formigas de diversos tipos, cobras, cupins, tamanduás, algumas aves, entre outras. Uma característica muito importante são as pinturas rupestres, que existem a cerca de 4.000 anos. Neste parque também há muitas cavernas e grutas, e foi assim que o pai da paleontologia descobriu Luzia, um dos primeiros fósseis da América Latina.
    Juntamente com a Lucilene, professora de geografia, e o guia Clayton, caminhamos por trilhas ontem havia várias placas explicando e mostrando características da região. Sem dúvida uma experiência importantíssima para aprendermos a dar valor ao que temos no nosso estado e muitas vezes não temos conhecimento e nem curiosidade em saber.

    ResponderExcluir
  5. Na visita ao Parque Estadual do Sumidouro, conhecemos um pouquinho mais da importância que a nossa cidade tem na história.
    Peter Lund, paleontólogo holandês, veio para Lagoa Santa em busca de um lugar melhor para se viver, e através de seus estudos, descobriu uma área de grande valor histórico.
    A área onde hoje se localiza o Parque Estadual do Sumidouro, foi explorada por Lund. No local foram encontrados fosseis de animais tais como o Tigre Dente de Sabre e a Preguiça gigante, fosseis humano, entre eles o da mulher mais velha da América, Luzia.

    ResponderExcluir
  6. O Parque Estadual do Sumidouro está localizado na região de Lagoa Santa e tem como objetivo a preservação do patrimônio cultural lá descoberto por Peter Lund, como a fauna, flora, os recursos hídricos, e vários fósseis encontrados como, por exemplo, o mais antigo da América Latina, o crânio da Luzia.
    O parque tem uma bela paisagem natural, tanto fora quanto do lado de dentro das muitas grutas que lá existem,e paredões onde se pode ver as pinturas rupestres de quase 4.000 anos. É um lugar que deve ser cuidado, para poder preservar a historia da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  7. Uma beleza única e encantadora
    O Parque Estadual do Sumidouro, localizado na divisa de Lagoa Santa com Pedro Leopoldo foi criado na década de 1980 com o intuito de conservar o patrimônio natural e cultural existente.
    Um local de grande beleza que deveria ter um reconhecimento maior por parte dos moradores da região. Muitas pessoas só o conhecem através de excursões realizadas por instituições, que foi o meu caso.
    O Parque abriga diversas grutas, grande variedade da flora e fauna, um local fascinante com uma beleza surpreendente, onde o investimento tinha como obrigação ser alto.
    Uma caminhada por mais cansativa que seja, é recompensada pela paisagem e tranquilidade existente, alem do conhecimento arqueológico que armazena. Os paredões com pinturas rupestres nos mostram que naquele local há milênios atrás homens pré-históricos habitaram lá.
    Em uma tarde consegui observar um pouco da riqueza do parque e do tanto que ele é importante para a história da humanidade, através de explicações administradas pelo instrutor Clayton, residente da região, pela professora Lucilene e pelas placas informativas. Cabe a todos nós passarmos o conhecimento adquirido neste local surpreendente.

    Referências Bibliográficas:

    •http://www.cmlagoasanta.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6038
    •http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/215?task=view

    Thaisa Maristânea de Andrade Vilas Novas

    ResponderExcluir
  8. O Parque Estadual do Sumidouro, descoberto por Peter Lund - considerado pai da paleontologia brasileira - localiza-se em Lagoa Santa, o que faz a cidade ter uma grande importância mundial. Na visita ao parque, conhecemos um pouco da história de Lund e sua importância para Lagoa Santa. É um local com variedades na fauna e na flora, além de ter sido palco de várias descobertas de fósseis, um deles da mais velha mulher da América, ao qual deram o nome de Luzia. Além da grande variedade na flora e fauna, existem várias grutas e paredões com pinturas rupestres, o que comprova a existência de homens naquele local, há muitos anos atrás. É uma visita extremamente agradável e que a população de Lagoa Santa e região deveriam fazer, e dar mais valor. É uma área que merece extremo respeito e preservação.

    ResponderExcluir
  9. O Parque Estadual do Sumidouro, criado na década de 1980, é uma unidade de conservação dos patrimônios natural e cultural da região da cidade de Lagoa Santa. O parque foi inaugurado para visitação há poucos anos e conta com monitores e condutores treinados para informar aos visitantes a importância da preservação do local.

    A entrada do parque preserva uma construção colonial, construída por Fernão Dias, que servia de apoio para as tropas bandeirantes paulistas que chegavam à região das minas no período colonial português, aprofundando a importância da manutenção da região como marco de épocas distintas da história do Brasil e da região de Lagoa Santa.

    Em termos naturais, o parque abriga flora típica do cerrado, mata de galeria e vegetação que se desenvolve sobre pedras. Devido a formação rochosa da região com tendência a processos de dissolução em contato com a água formaram-se, ao longo de milhões de anos, as cavernas com seus espeleotemas, as surgências e sumidouros (que absorvem e drenam a água para córregos) e a lagoa denominada de Lagoa do Sumidouro. Foi neste local que Peter Lund descobriu vários fósseis de humanos pré-históricos, denominados Homem de Lagoa Santa, cujo exemplar mais conhecido é a Luzia (o fóssil não encontrado nesta região, mas sim na região denominada Lapa Vermelha). Além da gruta onde foram encontrados os fósseis, a região conta com uma lapa marcada por pinturas rupestres que demonstram um pouco do cotidiano e pensamento desses seres humanos que habitaram a região há milhões de anos. Neste local foram encontrados, ainda, fósseis de animais pré-históricos que ajudaram a corroborar a teoria evolutiva de Charles Darwin e a teoria do catastrofismo.

    Conhecer, preservar e divulgar a riqueza cultural, histórica e natural da região do sumidouro é dever de todos nós. Mesmo com as intervenções atuais e uma estrutura ainda precária para a preservação do local, a região conserva intacta algumas riquezas de valor incalculável para a história de Lagoa Santa e do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. O Parque Estadual do Sumidouro,é uma unidade de conservação dos patrimônios natural e cultural da região da cidade de Lagoa Santa. A inauguração do parque para visitação foi dada há poucos anos contém monitores para auxiliar e informar os visitantes a importância da preservação do local.

    Ao visitar o parque poderá conhecer um pouco da história de Lund e sua importância para a cidade de Lagoa Santa. Um local com enorme variedade na fauna e flora, tendo também sido palco de várias descobertas de fósseis. A existência várias grutas e paredões com pinturas rupestres, o que nos mostra mais um atrativo do parque.
    Preservar e aprender sobre um pedacinho da nossa história é um dos nossos deveres como cidadão, e digo a todos os moradores de Lagoa Santa, que antes de crítica a se fazer pela cidade, lembre-se que nela há um dos grandes achados históricos do Brasil e do mundo.

    ResponderExcluir
  11. Clara Medeiros

    Parque estadual do Sumidouro

    O parque estadual do sumidouro, que pertence à cidade de Lagoa Santa, é uma região que tem uma flora e fauna muito rica, e que também foi explorado a muitos anos pelo paleontólogo “Peter Lund”. Há muitas cavernas, grutas e pinturas rupestres feitas pelos homens primitivos.
    Esse pesquisador que foi muito importante para a história de Lagoa Santa, explorou o parque do Sumidouro e encontrou fósseis de animais gigantes , pesquisou sobre os homens que viviam nas cavernas e sobre os animais, explorou grutas e cavernas.
    Fazer uma visita a esse parque é fundamental para conhecer sobre a pré-história da nossa região, saber como os nativos viviam e qual é a importância histórica de Lagoa Santa – MG.

    ResponderExcluir
  12. O sumidouro é uma reserva ecológica muito importe para pesquisas de diversas ciências. Na história podemos estudar o comportamento dos primitivos e observar as formas com que eles registravam os acontecimentos, e os historiadores observam isso nas pinturas que os primitivos faziam nas rochas. Na geografia podemos estudar fosseis de humanos e animais primitivos, relevo, vegetação, formação rochosa etc. Na biologia podemos estudar a fauna e a flora da região entre outras coisas. Dentre diversos outros motivos esses são apenas alguns para que o sumidouro seja preservado, pois uma riqueza natural e histórica assim não se encontra em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  13. Parque do sumidouro
    O parque do sumidouro fica localizado na divisa de Lagoa Santa com Pedro Leopoldo, em minas gerais, foi criado em 1980, mas antes disso já era visitada por algumas pessoas que acabaram depredando um pouco a área do parque, mas muita coisa foi salva, ainda sendo possível aprender algo visitando o local.
    No parque do sumidouro pude ver e aprender muita coisa, mas a que mais me marcou foi a queda da teoria do catastrofismo, que só foi possível grassas a descoberta, em uma gruta, de fosseis do cavalo americano junto e com mesma idade de fosseis de seres humanos, derrubando a teoria do catastrofismo, que dizia: para surgir uma nova espécie e mais evoluída era necessário a extinção das anteriores através de um desastre natural,
    ou seja, o homem e o cavalo não poderiam ser da mesma época.
    Alem disso, pude ver na excursão resquícios de pinturas rupestres, já bastantes desgastadas e depredadas, mas ainda assim reconhecíveis.
    Na visita ao Parque do Sumidouro pude aprender um pouco da pré-história, mas isso só e possível se ela for preservada.

    ResponderExcluir
  14. No dia 17/05 fizemos uma visita ao Parque do Sumidouro, conhecido sítio arqueológico localizado entre as cidades Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. Infelizmente, pouco conhecido por moradores da região. Esse local possui participação efetiva e extraordinária na pré-história, isso, devido ao fato de terem sido encontrados vários fosseis e pinturas rupestres pelo sítio.
    Durante o passeio, fomos guiados por um morador e —atrevo-me a dizer— maior conhecedor da história e do local, Clayton. Uma pessoa incrível, gentil, inteligente e extremamente simples, que deixou o passeio mais agradável e divertido.
    Nossa caminhada durou mais ou menos duas horas, mas foi impressionantemente prazerosa, a paisagem era linda, as informações eram super interessantes e as companhias muito agradáveis.
    Passeio recomendado a todos, que querem conhecer um pouco mais sobre a história do local e do mundo!

    ResponderExcluir
  15. O passeio foi uma merda!

    ResponderExcluir