terça-feira, 23 de março de 2010

Carta de 2070

6 comentários:

  1. Mensagem para reflexão... Slides exibidos na sala de aula focando as mazelas ocasionadas por uma "possível" falta de água potável no futuro. CARTA DO FUTURO - escrita no ano 2070 Adaptação do texto publicado na revista "Crônicas de Los Tiempos" de Abril de 2002 MEIO AMBIENTE! Créditos: -www.google.com.br -

    ResponderExcluir
  2. O corpo humano é composto em media de 55 a 75% por cento de água do peso corporal. Sangue - 83%. Músculos - 73%. Gordura - 25%. Ossos - 22%.
    Devido ao fato do corpo humano não possuir reservas de água, devemos repor a água a cada 24 horas para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Para um adulto em condições normais, a recomendação é de 35ml/kg de peso corporal, ou 2 a 2,5 litros de água por dia e na carta de 2070, parece que não chegam a tomar nem metade do que deveria, tomam em média meio copo por dia.
    Isso pode acarretar muitos problemas já que a falta de água faz com que a concentração de sódio no sangue aumente. O vômito, a diarréia, o uso de diuréticos, o calor excessivo, a febre e a redução da ingestão de água por qualquer razão, são fatores que podem acarretar a desidratação. Algumas doenças como o Diabetes também. devido à perda excessiva de água.
    Como diz na carta, o maior índice de morte se deve às infecções gastrintestinais, às enfermidades da pele e das vias urinarias. Isso pode ser explicado porque a sudorese diminui e uma menor quantidade de urina é produzida a água passa do grande reservatório intracelular para a corrente sangüínea, quando a desidratação não melhora, todas as células do nosso organismo não funcionam adequadamente.
    As células cerebrais encontram-se entre as mais propensas à desidratação, de modo que um dos principais sinais de desidratação grave é a confusão mental. Ela é freqüentemente acompanhada por uma deficiência de eletrólitos. Se a perda de água e eletrólitos persistir, a pressão arterial pode cair a níveis perigosos, causando tontura ou a sensação de perda iminente da consciência.
    No vídeo eles mostram que com a falta de água, o excesso de sol e a degradação do meio ambiente, a qualidade e a abundância do ar foi diminuindo, sendo necessária assim a criação de “zonas ventiladas” (gigantescos pulmões mecânicos) para a possível sobrevivência.
    O vídeo é realmente chocante, porém ele é uma forma de nos alertar de que se não mudarmos o nosso comportamento em relação à água e com o meio ambiente, logo teremos um fim muito parecido a este.
    Temos que pensar nos nossos atos hoje e as conseqüências que os mesmos nos trará em um futuro não tão distante. Não estaremos prejudicando somente a nossa geração, mas também todas que ainda estão por vir.

    Comentário feito por: Ana Paula, Déborah, Natasha, Nayara e Renata.
    Informações retiradas de: http://bbel.uol.com.br/dieta-e-corpo/post/quais-os-beneficios-da-agua.aspx

    ResponderExcluir
  3. A água representa cerca de 70% do nosso corpo, estando presente nas células, órgãos, tecidos e sistemas, além de funcionar como reguladora da temperatura interna. É ignorância nossa pensar que a água potavel é inesgotavel, uma vez que já estamos entrando em processo de escassez. Cerca de 97,5% da água mundial é salgada e encontra-se nos oceanos e mares. Os 2,5% são agua doce, sendo que 69,5% estão em forma de calotas polares, 30,1% estão debaixo da terra e apenas 0,4% está apta para consumo humano. A ONU calcula que em 2050 cerca de 9 bilhoes de pessoas sofrerão de escassez cronica de agua. A escassez de água no organismo pode trazer sérios danos como: desidratação, dores de cabeça, dores estomacais, problemas renais, envelhecimento precoce, indisposição, falsa sensação de fome, fadiga, insônia, falta de ar, irritabilidade, sangramentos vaginais e no caso de homem até impotência sexual. Uma das principais soluções seria a mais que conhecida,''EVITAR O DESPERDICIO'', ou seja, o uso consciente da água. Outras soluções seriam a cobertura de encostas e áreas com plásticos para a captação de orvalho e chuva e seu armazenamento em cisternas, além do tratamento da água usada para ser reutilizada. Assim poderemos preservar esse bem universal, garantindo assim a qualidade de vida da população de 2070!(Grupo da Naluh)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A água é o principal constituinte no corpo, compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, além de regular a nossa temperatura interna e ser essencial para todas as funções orgânicas.
    Nosso organismo precisa em média, no mínimo, de 4 litros de água por dia. Porém, quando há uma redução da ingestão desta, podem ocorrer sérios problemas na saúde, como: problemas renais, gastro intestinais, envelhecimento precoce, indisposição, além da desidratação, que são mostradas no vídeo.
    Pelo fato da água não ser um bem renovável, ela deve ser utilizada apenas para o necessário, para evitar desperdícios e conservá-la por mais tempo.
    Porém, o grande uso de insumos químicos na agricultura, as poluições geradas pelas indústrias e grandes centros urbanos concentram alguns gases na água das chuvas, resultando na chamada chuva ácida.
    Com isso, as florestas e as plantações são afetadas e vão sendo destruídas. Mas os lagos podem ser os mais prejudicados, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
    Devido a isto, ocasiona a escassez e poluição de água para consumo, fazendo com que os aspectos de qualidade da água sejam cada vez mais preocupantes nas regiões.
    A poluição da água, atinge o homem de forma direta, pois ele necessita dela para beber, fazer a higiene pessoal, lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação.
    As fontes hídricas são abundantes, porém mal distribuídas na superfície do planeta. Em algumas áreas, as retiradas são bem maiores que a oferta, causando um desequilíbrio e estrago nos recursos hídricos.
    Porém, é necessário agir no sentido de proteger e conservar as fontes hídricas, para assim, garantir a oferta de água de boa qualidade e em quantidade suficiente.
    Apesar de ter muita água no planeta, menos de 3 % da água do mundo é doce, da qual mais de 99% apresenta-se congelada, o que dificulta sua utilização pelo Homem. Por isso é importante de que a sociedade tenha um reconhecimento de que a água é um bem finito (que pode acabar) e muito importante, para que haja uma utilização planejada e racional deste bem natural.

    GRUPO: Jéssica, Caroline, Rafaela, Matheus Dominick, Rafael e Matheus Henrique.

    ResponderExcluir
  6. Este milênio que está começando, apresenta o grande desafio de evitar a falta de água. Um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
    Segundo pesquisas, existem países no oriente medio cuja agua utilizada provem em sua maior parte da dessalinização. Existe usina de dessalinização nos Emirados Arabes Unidos que produz 300 milhões de metros cúbicos de água por ano (cerca de 9.460 litros por segundo). A destilação, pode ser feita também em casa. Aconteceram testes em água do mar, onde se provou que ela fica completamente potavel, é só adicionar um pouco de cloro e cal para evitar doenças.
    • A conscientização deve vir, primeiramente, dos seres humanos, que são os maiores utilizadores da água e são os que vem fazendo mal uso desta. Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.
    Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas conseqüências num futuro pouco distante.
    Dicas de economia de água: Feche bem as torneiras, regule a descarga do banheiro, tome banhos curtos, não gaste água lavando carro ou calçadas, reutilize a água para diversas atividades, não jogue lixo em rios e lagos, respeite as regiões de mananciais.

    Grupo: Victor,Leonardo,Gustavo W.,Guilherme e Pedro.

    ResponderExcluir