domingo, 29 de maio de 2011

FAÇA UM COMENTÁRIO ÉTICO SOBRE O VÍDEO MANIPULAÇÃO GÊNICA
GRUPOS DE 4 ALUNOS
DATA LIMITE: 03 DE JUNHO DE 2011

6 comentários:

  1. Jéssica, Maria Theresa, Mariana e Taiany5 de junho de 2011 às 14:07

    A manipulação genética, embora muitas vezes venha como a única solução de alguns problemas, nem sempre é uma boa escolha. Cada caso é um caso, e é por isso que, a ideia de manipular genes para se encontrar curas para doenças é significativa e de grande importância para a população mundial. Porém, quando se diz respeito à clonagens, a alimentos transgênicos, à mudanças nos genes das pessoas para se obter uma alteração física, a situação fica muito mais grave e mais danosa. Encontramos em todos os tipos de manipulações a ganância pelo dinheiro, porém, em alguns casos o desrespeito com o ser humano fica evidente e os direitos do homem são infringidos. E é dever do Poder Público fiscalizar e supervisionar as manipulações genéticas, e os seus objetivos, como por exemplo a comercialização de produtos que possam agredir o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. ALUNOS : FELIPE, SAMUEL, SHOJI, LEONARDO
    Manipular os genes é uma alternativa que as pessoas acharam para modificar os alimentos, não claro que essa técnica nao é usada da melhor forma e sim para conseguir mais dinheiro, modificando o tamanho dos alimentos, ou seu sabor, tudo isso para torná-los mais caros, se a manipulação genética humana seguir do mesmo modo que a manipulação nos vegetais, o mundo se tornará um caos, apesar das pessoas terem diversas opiniões sobre beleza, as pessoas se tornarão cada vez mais iguais, o que acabaria como tragédia para toda a população humana.
    A manipulação genética seria uma solução, para diminuir as mortes por doenças genéticas, ou síndromes que acabam matando as pessoas por nao terem medicamentos que curem ou ajudem no combate, e nao para ficar brincando de construir seu filho a partir de seu desejo pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Agnes, Frederico, Iara e Maíra

    A manipulação genética em alimentos é algo que vem ocorrendo a um certo tempo, para torná-los mais saborosos, ou mais macios, maiores, sem sementes... Partindo deste ponto, podemos falar que, essa manipulação gera um grande lucro para os produtores, mas é algo que não deixa de ser errado, pois altera as características de um ser.
    Quando se trata do ser humano, a modificação genética para a cura de doenças, é algo extremamente certo e benéfico, pois irá ajudar o ser humano, e não será prejudicial para se desenvolver, proporcionando uma vida mais longa, saudável e calma. Manipular os genes se torna algo realmente antiético quando se quer modificar o ser humano por coisas banais, como aparência, em casos como esse o ser humano nega a natureza como ela é.

    ResponderExcluir
  4. Letícia, Ana Nayla, Priscila e Marina9 de junho de 2011 às 18:19

    A genética é a ciência que gera estudos em escala mundial. O desenvolvimento das pesquisas gênicas levou o homem a realizar grandes descobertas, como o estudo das doenças cromossômicas.
    A ciência com o aprofundamento dos estudos, muitas vezes deixa de lado alguns valores. A indústria com a intenção em ser pioneira com as descobertas realizadas utiliza de recursos que desandam o equilibrio natural de algumas coisas, como as sementes trangênicas, e a clonagem. Esses recursos utilizados, partem da controlação do genótipo seja vegetal ou humano, fazendo destas criações artificiais.
    A genética possui dois caminhos, aquele caminho que se relaciona ao comércio e ao lucro, e aquele que visa a melhoria do bem estar humano.
    Enquanto houver dúvidas, houverá pesquisas para se obter respostas, basta o homem saber utilizar desses conhecimentos com sabedoria.

    ResponderExcluir
  5. Alunos: Guilherme e Vinícius

    A genética é a ciência que promete mudar o a concepção de mundo criado por nos seres humanos onde uma grande parte das coisas que não poderiam ser manipuladas pelo homem, depois das descobertas da genética, poderiam ser escolhidas as suas caracteristicas, um exemplo disso seria o nascimento de uma criança que poderia ser manipulado pelos pais, e é por isso que essa ciência é uma se não a mais polemica de todas.Podendo causar um desequilibrio natural onde a população pode ser seriamente atingida.
    Por isso o homem tem que aprender a usar disso sabiamente para que não acabe virando um meio onde só se vise o lucro e esquecendo os objetivos principais de ajudar a humanidade.

    ResponderExcluir
  6. Higor, Bernardo, Ridley, Matheus15 de junho de 2011 às 05:33

    Sabendo que a manipulação genética permite a multiplicação e a identificação dos genes dos seres vivos, podemos concluir que tal área esta dentro de um leque de possibilidades e novos conhecimentos sobre alimentos e o próprio ser vivo em si. Apesar de totalmente novo e inserto, as modificações já se dão em humanos, testes em seres humanos para uma "comodidade" maior aos pais, como por exemplo; decidir o sexo do filho, a cor do olho, o tom de pele e etc. A genética é uma ciência muito promíscua mas se deve o cuidado, querer mudar a natureza do ser vivo pode ser bom, como pode também trazer complicações, por isso o uso sábio e consciente de tal ciência é indispensável, o estudo e a cautela sempre devem andar em paralelo.

    ResponderExcluir