terça-feira, 5 de julho de 2011

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Faça uma síntese a respeito do consumo de energia elétrica das últimas décadas comparando - o com a atualidade.

  • Quais fatores influenciaram o aumento no consumo de energia elétrica?
  • Sugira medidas que podem ser tomadas para que haja um consumo de energia com responsabilidade e sustentabilidade?
IMPORTANTE:

Não copie na integra textos da internet. Caso você ache necessário citar alguma passagem de certo autor não se esqueça de indicar seu nome e ano da públicação.
É necessário colocar as referências da pesquisa.

8 comentários:

  1. Leticia, Ana Nayla, Marina5 de julho de 2011 às 12:20

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Alunos : Felipe, Samuel, Shoji e Leonardo.

    Nas ultimas décadas houve um vertiginoso aumento no consumo de energia elétrica, dentre os diversos fatores que propiciam esse quadro podemos citar o aumento populacional em conjunto com o crescimento das redes de distribuição que abrangem um número cada vez maior de usuários. Também o aprimoramento tecnológico, que com intuito de gerar equipamentos cada vez mais potentes acabam por consumir mais energia. Deve-se atentar também ao fato de que o estilo de vida das pessoas tem se modificado com a inserção de novas tecnologias, rotinas tornam-se mais dinâmicas e dependentes de aparelhos digitais o que contribui muito com o aumento do consumo de energia elétrica.
    É de suma importância buscar soluções para amenizar as implicações do elevado consumo de energia. Dentre as possíveis soluções para tal, estão um consumo adequado à respeito da iluminação, aquecimento de água para banhos, o uso de aparelhos eletrodomésticos e sempre que possível utilizar uma fonte de energia alternativa como a energia solar.

    ResponderExcluir
  3. Leticia, Marina e Ana Nayla5 de julho de 2011 às 12:27

    Nos últimos quatro anos, houve um aumento expressivo do número de residências que consomem mais energia. O que vem ocasionando essas mudanças é o crescimento econômico e a melhor distribuição de renda no país. Com esses fatores, a população tem acesso mais fácil aos eletrônicos e têm condições melhores de pagar contas de luz com preços mais elevados.
    Entre outros fatores que contribuem para o aumento do consumo de energia, tem o fato de o governo ter investido nas áreas rurais nos últimos anos para que todos tenham acesso às tecnologias oferecidas pela urbanização.
    O consumo de energia elétrica no país tem desencadeado um ritmo acelerado no aumento da produção desta, o que acarreta na construção de novas hidrelétricas ou exploração de outros recursos energéticos. O fato é que para manutenção de uma demanda tão grande de recursos elétricos é preciso sacrificar recursos naturais, como o desmatamento e alagamento de rios para construção de hidroelétricas.
    Tendo em vista o enorme consumo de energia no país, é preciso que haja adoção de novas formas de obtenção energética por fontes alternativas, como a energia solar, eólica, entre outras. Além da conscientização populacional de racionamento de energia, como a retirada de produtos eletrônicos da tomada, redução do tempo de banho, entre outros.

    fonte de pesquisa: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/consumo-de-energia-eletrica-aumenta-com-o-crescimento-da-cla_112113/

    ResponderExcluir
  4. Matheus, Ridley, Higor5 de julho de 2011 às 12:29

    Grupo: Matheus Jiran, Higor, Ridley.


    O consumo de energia vem crescendo com o passar das décadas. A cada ano as usinas que produzem energia são obrigadas a aumentar sua produção, sua capacidade e novas usinas são construídas. Isso se deve pelo fato de que, a todo momento novas tecnologias são criadas, novos aparelhos são inventados, mais pessoas adquirem aparelhos eletrônicos, eletrodoméstico, eletro-portáteis,etc. A economia ( no caso do Brasil ) é crescente, logo o poder aquisitivo da população aumenta e mais pessoas compram equipamentos.
    A necessidade de energia deve ser suprida, mas com responsabilidade. Fontes de energia devem ser estabelecidas para atender à demanda, mas sempre que possível, explorando as fontes renováveis, para que o país cresça de forma responsável e sem destruir o meio ambiente ou agravar o aquecimento global.

    ResponderExcluir
  5. Vinicius e Guilherme
    O aumento do consumo de energia elétrica é devido ao consumo acelerado e também devido ao aumento do numero de tecnologias como ipods,computadores,microondas entre outros que a cada dia vem aparecendo.Isso tem provocado o aumento no numero de usinas hidroelétricas,não poluem o ar mais causam um grande impacto ambiental,a propaganda tem influenciado muito no consumo pois varias pessoas são influenciadas por este meio, que faz elas comprarem produtos novos, mesmo as vezes não precisando deles e sim porque é uma novidade e com esse aumento o consumo de energia elétrica sobe em cada residência.
    É necessário que se tomem algumas medidas para que o consumo de energia elétrica não aumente descontroladamente correndo risco de não ter energia suficiente para toda a população. As medidas que devemos tomar para o consumo com responsabilidade são:
    *Uso moderado de meios que utilizam este recurso.
    *Optar aparelhos que consomem menos energia.
    *Desligar todos os aparelhos na tomada evitando deixa-los no “stand by”.
    *Não demorar muito em banhos ou usar energia solar para o aquecimento hidráulico.
    *Estar sempre atento ao desperdício, como luzes acesas, eletrodomésticos que não está sendo utilizado.
    *Entre outros.

    http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/consumo-energia-eletrica.htm

    ResponderExcluir
  6. Jordana Cruz e Priscila Ribeiro5 de julho de 2011 às 12:42

    O Brasil vem tentando desenvolver mecanismos na eficiência de uso de energia,mais ainda não são viáveis (vagos.) Foram tomadas iniciativas como o procel, que viam utilização de menos energia tais como construção de ferrovias e hidrovias no transporte de cargas,a geração descentralizada de energia elétrica,uso de máquinas e equipamentos de menor consumo etc.De acordo com o IBGE,estes podem levar o aumento da eficiência energética no Brasil a longos prazos.Um dos fatores que podem contribuir para o aumento do consumo de energia,é a distribuição e melhoria de rendas entre a população,que os permite adquirir eletrodomésticos em maior quantidade,gastando maior valor energético.O correio do estado melhor explica o que eu disse :”Por trás dessas mudanças está o crescimento econômico e a melhor distribuição de rendada população, que não só inserem no mercado novos consumidores como aumentam a posse e o uso de equipamentos eletrodomésticos”.
    http://www.correiodoestado.com.br/noticias/consumo-de-energia-eletrica-aumenta-com-o-crescimento-da-cla_112113/.
    Segundo a reportagem postada pelo G1 O globo,a metade (47%) da energia utilizada no país era de fontes renováveis, uma característica que tem se mantido desde o início da série histórica da pesquisa, em 1992. Os pesquisadores do IBGE lembram que, apesar de uma queda na participação das usinas hidrelétricas na matriz energética do país nos últimos anos, houve um aumento da utilização de biomassa (cana de açúcar), bem como de fontes alternativas, como energia solar, eólica e biogás.
    Para diminuir o consumo de energia,devemos analisar nossos gastos desnecessários,trocar aparelhos ‘pesados’ por aqueles que precisam de menos KW para seu funcionamento,inspecionar a sua corrente de energia.
    Lição:
    Reduza o número de lâmpadas instaladas no ambiente: o simples rebaixamento da altura das luminárias permite melhorar a iluminação.
    Aprenda como economizar mais energia em:
    http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/arquivos/secretarias/gestaopublica/projeto/0008/Cartilha_Consumo-Energia.pdf

    ResponderExcluir
  7. A utilização da energia tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, podendo ser percebida nas últimas décadas pelo aumento desse consumo e pela necessidade de seu uso.
    A energia elétrica auxilia no desenvolvimento de indústrias, novas tecnologias, entre outros vários aspectos importantes para o andamento de um país.
    Com relação há algumas décadas, houve uma melhoria na qualidade de vida, o maior acesso da população as novas tecnologias, a utilização de novos recursos, são fatores que influenciaram no aumento do consumo de energia.
    Apagar as luzes, diminuir o tempo no banho, usar o ferro elétrico apenas uma vez na semana, retirar os aparelhos da tomada, etc, são pequenas medidas de economia de energia, que se forem praticadas conscientemente por grande parte da população podem gerar uma grande diferença num futuro bem próximo.

    Grupo: Agnes,Frederico, Iara e Maíra

    ResponderExcluir
  8. Grupo: Jéssica, Maria Theresa, Mariana e Taiany5 de julho de 2011 às 13:03

    O consumo de energia elétrica vem crescendo ao longo dos anos, acentuadamente, e cada vez mais desproporcional à capacidade das hidrelétricas, no caso do Brasil. Um fator determinante que causa essa escassez de água e essa necessidade de reduzir o consumo de energia está ligado diretamente aos fenômenos causados pelos homens, os impactos ambientais.
    O aumento do consumo de energia se relaciona com o crescimento populacional, com a modernização das indústrias e com o avanço tecnológico, provocando uma maior produção de aparatos tecnológicos elétricos. A população se rende ao uso desses aparatos, recaindo assim em um grande consumo de energia, tanto na etapa de produção quanto no consumo.
    Um outro fator, que parece não ter importância, mas que acarreta também em um consumo de energia, é o modo standby dos equipamentos. A comodidade de ativar um equipamento pelo controle, e não desliga-lo da tomada faz com que estes gastem uma certa quantidade de energia quando efetuada repetidas vezes, podendo ser crucial para um maior consumo de energia.
    Para que possamos continuar tendo energia por gerações e gerações, é necessário que haja um consumo consciente e responsável. Logo, medidas devem ser tomadas, estas são:
    - Aquisição de geradores automáticos;
    - Instalação de sensor de presença, ou seja, quando não houver pessoas no local, os aparelhos serão automaticamente desligados;
    - Utilização de cores claras para clarear a casa, não havendo a necessidade do uso de energia elétrica;
    - Criação de programas de incentivo ao consumo de consciente de energia, como o PROCEL- Programa Nacional de Conservação de Energia;
    - Instalação de espelhos para refletirem a luz natural;
    - Diminuição do brilho do monitor do computador;
    - Conscientização da não-agressão ao meio ambiente, pois, impactos ambientais, também causam o consumo maior de energia, como por exemplo o aquecimento global, que gera uma maior utilização do ar condicionado.

    Para maiores detalhes e curiosidades a respeito do assunto, aí vai o link:
    http://www.akatu.org.br/

    ResponderExcluir