quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Geonotícias:Conferência de Copenhague - COP-15

Leia atentamente o texto a seguir.

Conferência de Copenhague (COP-15)
15.ª Conferência das Partes
De 07.12.2009 a 18.12.2009
Copenhague - Dinamarca
Conferência de Copenhague (COP-15) - A 15.ª Conferência das Partes acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, em Copenhagen, Capital da Dinamarca. O encontro é considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.
Uma atmosfera de expectativa envolve a COP-15, não só por sua importância, mas pelo contexto da discussão mundial sobre as mudanças climáticas. Aparecem aí questões como:. o impasse entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para se estabelecer metas de redução de emissões e as bases para um esforço global de mitigação e adaptação; . os oito anos do governo Bush, que se recusou a participar das discussões e do esforço de combate á mudança do clima; . a chegada de Barack Obama ao poder nos EUA, prometendo uma nova postura; . os recentes estudos científicos, muitos deles respaldados pelo IPCC, e econômicos, com destaque para o
Relatório Stern.

Pesquise sobre o tema e redija um pequeno texto expondo a participação do Brasil na COP 15 e de o seu parecer sobre o assunto escrevendo um pequeno texto.

3 comentários:

  1. A agenda da COP 15 incluiu, como tópicos principais, a definição de novas metas de redução (entre 25% e 40%) de emissões dos países desenvolvidos, a partir de 2012, e a negociação de ações cooperativas por parte dos países em desenvolvimento nas áreas de mitigação (redução das emissões), por meio de políticas nacionais, no contexto de políticas de desenvolvimento. Relacionadas com esses temas, estavam também em discussão a assistência aos países em desenvolvimento com financiamento proveniente de governos ou do mercado de crédito de carbono e transferência de tecnologia. Em outras palavras, o que se tentava examinar era como dar continuidade ao que já se conseguira nas diversas negociações anteriores no tocante às reduções de emissões de gás carbônico na atmosfera e as formas de fortalecer as metas e as ações cooperativas.
    Deve ser feita, assim, uma distinção entre a agenda de Copenhague e os anseios da comunidade internacional para uma economia menos dependente das emissões de gases de efeito estufa, e da sociedade brasileira por uma política mais afirmativa na defesa do meio ambiente por parte do governo brasileiro.
    Será importante que o Brasil, por meio de ações do governo, em especial a partir de 2011, e, desde já, do setor privado no tocante a investimentos, não fique para trás na corrida tecnológica em curso. Corremos o risco de, mais uma vez, perder o bonde da História. O pré-sal é relevante, mas o mundo está mesmo concentrado é na fase pós-energia fóssil.

    Leonardo
    Gustavo L.
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. A COP 15 é uma conferencia que visa reunir vários países do mundo para discutirem acordos multilaterais ambientais, a fim de estabelecer um novo tratado que possa substituir o Protocolo de Quito.
    O Brasil é um dos países participantes, e ele propôs metas que podem contribuir para todo o mundo. O governo brasileiro quer reduzir em até 80% o desmatamento da Floresta Amazônica até 2020. Trocar geladeiras antigas e ampliar a reciclagem do lixo e está disposto a colocar dinheiro também para ajudar os outros países.
    Se todos os países tentarem cumprir suas metas propostas na COP 15, o mundo estará se tornando um lugar ótimo para se viver para todos.

    ResponderExcluir
  3. ana luisa,leticia,helen,bruna1 de dezembro de 2010 às 05:02

    A realização da COP 15 teve como objetivo principal um novo acordo que visa reduzir cerca de 30% as emissões de gases dos países desenvolvidos, válidos a partir de 2012. Será também dada a assistência aos países em desenvolvimento. O Brasil se dispôs a reduzir cerca de 80% o desmatamento que ocorre na Amazonia, com prazo para cumprimento ate 2020. Outra ação discutida é a ampliação da reciclagem dos lixos, e o Brasil se dispôs a ampliar o mercado de produtos reciclados. As mudanças, se acontecerem da forma que se pretende, vão significar uma grande melhora na situação ambiental global.

    ResponderExcluir