quarta-feira, 7 de julho de 2010

Geonotícias: Copa do Mundo

Estamos em um período de euforia no qual desviamos toda a nossa atenção para os jogos da copa e principalmente para o time de nossa preferencia. Mas será que ficamos menos atentos aos problemas comuns de nossa sociedade? Assita ao vídeo em anexo e baseando nos estudos já realizados sobre o continente africano, escreva sobre a realização da copa do mundo na África do Sul destacando os pontos favoráveis e desfavoráveis desse evento que, dentro de quatro anos, será realizado no Brasil, país de economia emergente e problemas sociais parecidos com a realidade sul africana.


7 comentários:

  1. fjfjfjfjfjdkdkkdkdkiriirimfjvjvvjvjjfjfjfj

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que a Copa é um grande evento que requer grandes investimentos para sua realização, por isso podemos destacar que a África do Sul, país sede da copa de 2010, impressionou o mundo pela organização do evento no país. Apesar disso, sabemos que a maioria dos países africanos, vive em completa miséria, sendo incapaz de receber um evento desta grandeza, essa miséria se deve principalmente a guerras civis que ocorreram nesses países, gerando rivalidades entre tribos de uma mesma nação.
    Podemos dizer que a Copa na África trouxe como benefício uma maior união do povo africano, além do aumento de investimentos estrangeiros no continente, aumento do turismo, crescimento da economia e etc.Mas também notamos que nesse período as pessoas se esquecem dos verdadeiros problemas de seus países e voltam seus olhares completamente para o evento, as questões sociais geralmente são as mais prejudicadas por isto.
    Esperamos que em 2014, o Brasil tenha a capacidade de realizar um evento organizado e de qualidade mas não se esquecendo dos problemas que temos.

    Grupo: Birukinha (Arthur, Gustavo Alcici, Daniel Viana, Daniel Medeiros e Luciano)

    ResponderExcluir
  3. A África do Sul é um país onde a pobreza predomina. Há uma grande desigualdade social e as pessoas sofrem constantemente. O fato de a Copa do Mundo de 2010 ter sido realizada na África do Sul, fez com que surgissem muitos investimentos no país. Mas nenhum desses investimentos teve uma finalidade que beneficiasse a população. O país não avançava no social, mas começou a investir em melhorias nos assuntos relacionados ao esporte.
    Com a realização da Copa do Mundo na África do Sul, a mídia e o resto do mundo teve completo acesso à realidade da África. Sua situação social, seus problemas, suas dificuldades e também suas belezas e diversidades naturais.
    Em 2014 a Copa acontecerá no Brasil. Esperamos que os investimentos sejam completos. Não só para receber o resto do mundo e beneficiar o futebol, mas para favorecer a população brasileira.

    Grupo: Ana Luiza, Bruna, Hellen e Letícia.

    ResponderExcluir
  4. A África do sul é um país pobre, tanto economicamente quanto culturalmente, este país fez um grande investimento realizando a copa de 2010.
    As expectativas para essa copa foram muitas, só não sabemos se foram alcançadas, por que, sendo um país grande e ainda pobre, talvez tenha sido um desperdício este mega investimento em futebol, apesar de que o futebol é importante para a cultura, a África é carente em educação e saúde, e ainda são organizados socialmente de forma tribal. Mas por outro lado, este evento não deixou de contribuir para o crescimento e o reconhecimento turístico, colocando a África do sul conhecida e cobiçada turisticamente a nível mundial. O evento também não deixou de proporcionar um aumento no número de empregos do país, gerando renda para toda a população e aumentando em pequena proporção a auto-estima da população.
    Vamos torcer para que no Brasil, todos os investimentos feitos para a copa de 2014, sejam revertidos para a população, que os organizadores tenham responsabilidade, competência, consciência e prudência na organização. Que o Brasil e toda a população possam se beneficiar do evento em todos os aspectos.

    grupo: Pedro,Leo,Gustavo L. e Guilherme.

    ResponderExcluir
  5. A Copa do Mundo na África foi incrível, valorizou mais o país, e com o convívio que houve entre as diversas pessoas, todos puderam perceber como é a vida lá e deduzir como é difícil viver em um país tão pobre.
    A realização desta Copa no continente africano deixou como ponto favorável a infra-estrutura, que poderá beneficiar o país de forma geral, outro ponto que poderia ser bastante favorável é que o evento incrementou 130 mil novos empregos, na construção dos estádios, turismo e indústria, mas resta saber quantos destes são empregospermanentes. Além do mais, uma coisa que é bastante contestada são os gastos para a promoção do evento na África do Sul, pois com estes gastos que chegam a 11,7 bilhões eles poderiam dar água potável, casas e luz elétrica para milhões de sul-africanos, tendo assim uma melhor condição de vida. A Copa deu um sentido de unidade não visto no país desde o Apartheid, em 1990. E que com ela a África ganhou respeito de um país que pode entregar o que promete.
    Agora temos que esperar para ver como vai ser a Copa no Brasil, pois o país consegue, através do evento, mostrar uma realidade totalmente diferente ali existente, exibindo apenas pontos favoráveis, aliás, a Copa do Mundo já virou basicamente isso, um jogo de interesses. Tudo que se vê nos noticiários está relacionado ao tema. Grandes patrocínios, empresas multinacionais, visando os lucros, publicidade, marketing. Os sociais são esquecidos, a saúde continua um caos, o mesmo ocorre com os serviços básicos que atendem a população. E a política? Quem vai ser preocupar? A questão é a seguinte: vale à pena torcer pelo país onde coincidentemente ocorrem vários escândalos envolvendo a corrupção? Com altos índices de violência? Deixa que isso depois será resolvido, todos querem torcer para o país ser campeão.
    Ufanar-se do país em que vive é o primeiro passo para transformá-lo em um lugar melhor, mais digno para se viver. O que é inadmissível é se orgulhar dele apenas em época de Copa do Mundo, civismo criado. Talvez se as pessoas fossem um pouco mais críticas esse tipo de evento serviria de fato para descontrais, ao invés de ser um meio de gerar dinheiro.
    Grupo: Caroline, Jéssica, Rafaela, Matheus Dominick, Rafael e Matheus Henrique.

    ResponderExcluir
  6. A Áfria do Sul é um país muito pobre, muitos vivem em condiçoes desumanas e a copa trouxe pontos negativos e positivos. De certa forma a copa foi algo bom para a África do Sul porque, o país recebe muitos turistas e investem em hotéis, estádios que geram muitos empregos fazendo assim com que a economia do país melhore, mesmo que não seja um investimento muito necessario como escolas, hospitais, entre tantos outros para o bem da populaçào. Além do mais, a copa é trasmitida ao mundo inteiro, portanto podemos ver como é a vida na África, darmos mais importância e atenção ao que está ocorrendo lá. Porém os a maioria dos africanos não tem dinheiro nem para comida, vivem na miséria, chega a ser desumano suas condições de vida e mesmo assim são capazes de manter um estádio de futebol com as luzes acessas direto por dias, gastando energia sem nescessidade. São gastos desnecessários. No Brasil não é muito diferente. A maioria das pessoas nem percebe mais, nem se importam com a miséria, com a fome dos desfavorecidos. Quando a copa for no Brasil, vai ser bom por um lado, vao ocorrer muitos investimentos, gerar empregos, e vao vir muitos extrangeiros para ver a copa como na África. Porém, com isso, o pouco de anteção que os problemas sociais do nosso país recebiam vão diminuir ainda mais. A futebol gera muita euforia por parte de todos, sempre torcendo pora seu país ser o campeão no futebol, mas não se importam se são os campeões na miséria. E sendo assim os problemas socias são esquecidos.
    Grupo: Nayara, Natasha, Renata, Déborah, Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Prezados,
    Por estas e outras é que dizem que o Brasil é o país do futebol!!! De modo geral as postagens desse tema foram boas. O grupo da Renata e da Jéssica fizeram colocações relevantes acerca do assunto, falaram da África e não se esqueceram do Brasil. Ao grupo do Pedro, sugiro que refaçam o comentário quando dizem que a África é pobre economicamente (certo) mas não o é culturalmente conforme afirmam, retirando esse equívoco, o texto está bem escrito e argumentado. Aos demais grupos, fica também os parabéns.

    ResponderExcluir