quarta-feira, 7 de julho de 2010

Geonotícias: Vazamento de petróleo no golfo do México

Há cerca de dois meses autoridades norte americanas e inglesas estão tentando conter sem sucesso o vazamento de óleo que está ocorrendo no golfo do México há cerca de dois meses. Pesquise sobre esse assunto e escreva um pequeno texto informativo sobre os danos que esse incidente está provocando ao meio ambiente e como o vazamento pode prejudicar a Petrobrás e os negócios da empresa.

7 comentários:

  1. Teste. Vazamento no golfo do méxico. 02/08

    ResponderExcluir
  2. Ja foram afirmadasw as mudanças da vida marinha da região .
    O petróleo do golfo do México está matando e estimulando o desenvolvimento de novas espécies mais adaptadas ao ambiente sujo.
    estão sendo encontrados também no interior da carapaça de caranguejos filhotes que são o principal ingrediente da dieta de peixes, tartarugas e pássaros, gotículas de petróleo.
    E como sabemos isso pode prejudicar também na alimentação humana, ao consumir alguns desses animais.
    Com o vazamento desse petróleo aumentou a motivação de restrição da exploração de petróleo em águas profundas, mas mesmo assim a petrobrás ja inaugurou a produção no pré-sal no Espírito Santo.
    Grupo: Ana Paula, Déborah, Natasha, Nayara e Renata

    ResponderExcluir
  3. O que dizer para um dos últimos maiores desastres da história de vazamentos de petróleo?
    Só para iniciar a palavra, como sempre, tudo o que ocorre em relação à desastres ambientais próximo aos EUA, nunca tem a repercução merecida.Pois os fatos sempre tem a sorte de serem abafados por algum outro motivo,quase sempre,de alegria,como neste caso:a copa do mundo. Lá do outro lado,bem longe da mancha negra que,enquanto corações efervescêntes vibravam pelas vitórias,cobria e eliminava milhares de seres vivos.
    Segundo a British Petroleum,empresa responsável pela tragédia, cerca de 20 bilhões de dólares foram direcionados ao pagamento de indenizações, com a tentativa de suprir o prejuízo de pescadores,donos de hotéis e vítimas no geral.(Informação retirada da revista Exame,edição 973).
    Mas é interessante resaltar:e as milhares de vidas vegetais e animais perdidas com esse desastre?Haverá alguma forma de reparação?Indenizar?Recuperar as espécies tão importantes para a alimentação e sobrevivência de outros seres?
    O homem chega, cada vez mais próximo da auto-destruição,ao revelar-se irracional.O capitalismo, apesar de ter vencido teoricamente o socialismo real, não parece ser o melhor sistema de conduta.Pois é um sistema individualista,é um sistema que não enxerga prejuízos ecológicos, enxerga apenas os financeiros,que para todos, parece sempre ter um jeito quando se tem dinheiro.
    O problema é que cavar o próprio buraco,não parece ser uma ação julgada inteligente,já que a diferença maior do homem para o animal é sempre essa. A região do Golfo,é uma área muito vulnerável a furacões e o que ajuda a previnir esse desastre, são as vegetações costeiras, que formam uma barreira, prestando ao próprio homem,um serviço ambiental de muito valor.E falando na linguagem homo sapiens século XXI, as fitoplânctons prestam um serviço econômico.Evitando tragédias e maiores prejuízos.
    Mas já pode-se acrescentar que é uma vegetação perdida nessa área, pois já foi contaminada pelo petróleo.
    A questão maior é:quanto vai custar a perda da biodiversidade?
    Apesar do homem já estar sentindo as consequências da sua destruição, ainda acha que o melhor mesmo é lucrar financeiramente.E o resto depois se resolve.A natureza ainda espera sua salvação.
    Há também o impacto que será sentido por todas as empresas exploradoras de petróleo do mundo, que é o aumento do custo de produção de petróleo. O mundo exigirá das empresas, já hoje consideradas as grandes vilãs do aquecimento global, controles ambientais ainda mais rígidos, sobre o risco de sofrerem boicotes em nível global, altamente danosos à sua reputação e ao futuro dos negócios.E uma dessas empresas afetadas é sem dúvidas,a Petrobrás.



    Grupo:Rafaela,Matheus D.,Matheus H.,Caroline,Jéssica e Rafael.

    ResponderExcluir
  4. O vazamente de óleo do golfo do México teve graves consequências trágicas para o ambiente. Houve destruição de muitas espécies marinhas, assim desestruturou a cadeia alimentar, afetando a fauna e a flora. O petróleo pode se prender na correnteza do Golfo levando à destruição para a Costa Atlântica.
    O vazamento diminuiu a quatidade de petróleo disponível para a extração.
    Esse vazamento foi um dos maiores dos ultimos tempos, causando grandes prejuízos para o meio ambiente e consequentemente para o ser humano.

    Grupo: Ana Luiza, Bruna, Hellen e Letícia.

    ResponderExcluir
  5. Já alcança uma marca de 5.000 barris de petróleo por dia vazados no Golfo do México, um volume cinco vezes superior ao estimado antes, informou nesta quarta-feira a Guarda Costeira dos Estados Unidos. "Descobriram um novo ponto de vazamento", assinalou o oficial Erik Swanson.
    Equipes de emergência começaram uma queima controlada da gigantesca mancha de petróleo provocada pela explosão da plataforma, devido à ameaça de chegar em Loisiana.
    já são muitos estragos, dentre elas a decisão de atear fogo à maré negra foi adotada após a mancha chegar a cerca de 40 quilômetros dos pântanos de Louisiana, hábitat de diversas espécies. "O plano é queimar, de forma restrita e controlada, milhares de galões de petróleo, e cada operação dever durar cerca de uma hora", explicaram autoridades.
    A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) americana advertiu mais cedo que os fortes ventos do sudeste previstos para os próximos dias poderão empurrar a maré negra para os pântanos da Louisiana.

    Grupo Birukinha: Arthur, Daniel Medeiros, Daniel Viana, Gustavo Alcici e Luciano

    ResponderExcluir
  6. O vazamento de petróleo registrado no Golfo do México após o naufrágio de uma plataforma seria cinco vezes maior que a primeira estimativa feita pelo governo americano. De acordo com a Guarda Costeira e a Administração Nacional de Oceanos e Aeroportos dos Estados Unidos, pelo menos 5 mil barris de petróleo estão sendo derramados no mar a cada dia.
    Foi ordenada a queima de porções da mancha de óleo para evitar que o material chegue à costa do Estado da Louisiana. A operação não deve eliminar totalmente a mancha, mas conterá o avanço dela e reduzirá seu tamanho, que é de 170 quilômetros de comprimento por 70 quilômetros de largura. O petróleo está matando e retardando o desenvolvimento de diversas espécies, também esta sendo encontrado no interior da carapaça de caranguejos que são o principal ingrediente da dieta de peixes, tartarugas e pássaros, consecutivamente podendo prejudicar também a alimentação humana, ao consumir os animais. Com o vazamento, aumentou-se a motivação de restrição da exploração de petróleo em águas profundas, mesmo diante dos fatos a Petrobrás já inaugurou a produção do pré-sal no Espírito Santo.

    Grupo:Leonardo,Guilherme,Gustavo L. e Pedro

    ResponderExcluir
  7. Prezados,
    Vocês retiraram partes de textos (resumo) lidos em revistas ou sites. Incluisve existe conicidência de informações na primeira e última postagem. Alguns comentários foram muito curtos uma vez que poderiam ter sido mais discutido tendo em vista a repercussão do problema. A pergunta feita relacionando a petróbras com o fato ocorrido foi citada e não respondida com propriedade, com exeção de um grupo que chegou perto do ideal. Conforme havia sido conversado em sala de aula, gostaria que o texto fosse feito por vocês, contendo informações pesquisadas em diferentes fontes, entretanto que retratassem a opinião do grupo a respeito do assunto, ressalto ainda que os temas aqui postados são extremamente relevantes para a formação cidadã, visam incentivar a pesquisa, curiosidade e formação de opinião a respeito de fatos relevantes do nosso cotidiano e que podem contribuir em produção de futuras redações em exames vestibulares e ENEM.

    ResponderExcluir