quarta-feira, 7 de julho de 2010

Geonotícias: Deslizamentos no Rio de Janeiro

Neste ano, vários deslizamentos de terra ocorreram no Rio de Janeiro deixando um cenário desolador e destrutivo além de vitimar dezenas de pessoas. Esse cenário de destruição se deve a combinação de diversos fatores dentre os quais podemos citar o grande volume de chuvas, o uso e ocupação inadequado dos solos e o desmatamento. Sabe-se que algumas medidas poderiam ser tomadas para amenizar ou até mesmo evitar essa tragédia. Assita ao vídeo em anexo e baseado em seus conhecimentos sobre os solos, escreva quais medidas poderiam ser tomadas para amenizar o problema.

8 comentários:

  1. Teste. deslizamentos no Rio d.e Janeiro. 02/08

    ResponderExcluir
  2. Para evitar deslizamentos como esses, devemos preservar a vegetação, não deixar a água escorrendo pelo chão, não deixar lixos entulhados nos morros, ou em lugares que entopem a saída de águas, não dificultar o caminho das águas das chuvas, os morros tem que ser protegidos com vegetação de raízes cumpridas, gramas, que sustentam mais a terra, pode também plantar árvores de folhas grandes que diminuem o impacto da chuva na terra e o mais importante não habitar essas áreas de risco, pois você além de estar ajudando esse deslizamento, estará colocando a sua vida em risco.
    Grupo: Ana Paula, Déborah, Natasha, Nayara e Renata

    ResponderExcluir
  3. Deslizamentos...
    Esse termo está cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Tais fatos são acarretados pelo mau uso do solo, ou seja, inadequação na ocupação e principalmente o desmatamento, fazendo com que os solos se tornem cada vez mais frágeis.
    As áreas altas possuem solo raso, onde a vegetação é um selante.A retirada da mesma e a ação da chuva acarreta prejuízos ao solo, tais como a escassez de nutrientes e desmoronamentos.
    Como forma de minimizar ou evitar tragédias decorrentes do mau uso do solo é necessário que haja por parte dos órgãos específicos relacionados ao meio ambiente ou ate mesmo o governo uma intensificação da fiscalização e conscientização dos cidadãos afim de que evitem o desmatamento.

    Grupo: Ana Luísa,Bruna, Hellen e Letícia.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Durante o ano, aconteceram no Rio de Janeiro vários deslizamentos de terra. Tais fatos foram acarretados, principalmente, devido ao uso inadequado do solo.
    Entre as principais causa destes deslizamentos podemos citar:

    *Sua ocupação inadequada. Como foi o caso de Niterói, onde o "morro do Bumbo”, construído em cima de uma montanha de lixo, "desabou" em abril deste ano, deixando vários mortos e feridos.
    *As construções em morros já são muito complicadas, pois em terrenos inclinados o solo é muito raso. A população insiste em desmatar tais áreas e este desmatamento contribui para o maior desgaste deste solo, já frágil, provocando o deslizamento de terra.
    *Também podemos destacar a erosão pelos rios e pelas ondas oceânicas, que contribuem para o desgaste do solo, acarretando em mais deslizamentos, com o passar do tempo.

    Para evitar tais deslizamentos, a população tem te tomar algumas atitudes, afim de preservar o solo:
    *Reposição da vegetação, para que a água que desce pelas encostas das montanhas perca a velocidade e não infiltre no solo formando erosões
    *construção de terraços em forma de degraus afim de proteger o solo da ação das águas pluviais.
    * Não desmatar.

    Grupo : Caroline, Jéssica, Rafaela, Matheus H, Matheus Dominick e Rafael.

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que uma cidade com o título de cidade maravilhosa seja tão sensível, fisicamente.
    O Rio de Janeiro esta sensível a qualquer chuvinha, é necessário uma nova política ambiental para esta cidade, que sofre com uma ocupação populacional desordenada e irresponsável, são muitas as áreas de risco. A sociedade e os administradores têm que entender que o clima mudou e o planeta vai cobrar cada vez mais, a conta que não foi paga já há algumas gerações. As políticas publicas tem que se profissionalizarem mais em questões ambientais para evitar por exemplo o que aconteceu em Angra dos Reis. A situação ambiental é urgente e a sustentabilidade inevitável. Fatalidades existem, mas no caso do Rio de Janeiro chega a ser omissão, irresponsabilidade e falta de competência dos administradores públicos que desconhecem completamente as leis de uso e ocupação do solo ignorando assim as manifestações da natureza.

    Grupo: Pedro,Leo,Guilherme e Gustavo L.

    ResponderExcluir
  7. Daniel Medeiros Veiga18 de agosto de 2010 às 16:15

    Para evitar tragédias como esta, devemos preservar a vegetação que se encontra nas encostas para que a água perca velocidade e se infiltre no solo. Outro fator de risco, principalmente para a população é a ocupação desordenada e irregular que acontece nos "morros", deixando assim população e solo desprotegidos da ação do tempo. Para segurança dos moradores de áreas de risco, têm-se que construir terraços em formas de degraus, protegendo assim o solo das águas pluviais.

    grupo:Daniel Medeiros, Daniel Viana, Arthur, Gustavo Alcici, Luciano.

    ResponderExcluir
  8. Prezados,
    O acontecido no Rio de Janeiro é apenas uma repetição de catástrofes anunciadas pelo uso inadequado do solo conforme citado pela penúltima postagem que, diga-se de passagem, contém uma ótima redação contextualizando o assunto mas entretanto não respondeu aos questionamentos feitos pela postagem a ser comentada. A terceira postagem apresenta uma redação mais apropriada, foi contextualizado o problema e apresentado em seu fim algumas possíveis soluções. Os demais textos poderiam ser melhor explorados usando inclusive informações das aulas e do vídeo em anexo. É necessário, ao redigir um texto, contextualizar a informação, dar ao texto início meio e fim e para tanto as postagens não precisam ser necessariamente longas.

    ResponderExcluir