domingo, 10 de abril de 2011

A quantidade de relâmpagos tem alguma relação com o fenômeno do aquecimento global??

Pesquise sobre o assunto e redija sua resposta de forma objetiva e coesa.

Apresente suas fontes de pesquisa.

Qualquer dúvida me coloco a disposição de todos vocês.

Um grande abraço a todos.

7 comentários:

  1. Vinicius e Guilherme
    Os Relâmpagos estão associados as chuvas e tempestades,com isso com a temperatura do planeta também,o aumento da intensidade das ondas estacionarias indica maior incidência de descargas elétricas e com isso chuvas e tempestades,o aumento da incidência desses fatores indica o aumento da temperatura.

    Fonte:http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/atual_cie.aspx?cod=751

    ResponderExcluir
  2. Grupo : Felipe,Leonardo,Samuel e Shoji17 de abril de 2011 às 08:14

    O clarão que provém de uma descarga elétrica gerada pelo atrito entre as nuvens e o solo durante uma trovoada, conhecido popularmente como relâmpago,está ligada diretamente ás chuvas e tempestades (sejão elas tempestades de agua ou de vento),e estes fatores certamente influênciam na temperatura do planeta.Com uma grande incidência de descargas elétricas de chuvas e tempestades , temos o aumento da intensidade das ondas estacionárias , que são ondas que permanecem em uma mesma posição ,ou seja , posição constante, em um intervalo de tempo orbitrário.E o aumento dessas ondas indicam um aumento na temperatura do planeta.Contudo a quantidade de relâmpagos, esta relacionada ao fenômeno do aquecimento global,pois quanto mais relâmpagos, maior é a temperatura do planeta, sendo um fator do fenômeno,aquecimento global.

    Referência Bibliográfica : http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/metafisica.htm

    ResponderExcluir
  3. Grupo: Jéssica, Maria Theresa, Mariana e Taiany17 de abril de 2011 às 08:55

    Com o aquecimento global, o planeta apresentará temperaturas mais elevadas, o que acarretará no aumento da incidência de tempestades e consequentemente de raios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para cada aumento de um grau na temperatura média global, a quantidade de descargas elétricas aumentará entre 10% e 20%.
    A frase abaixo explicita a conexão entre raios e o fenômeno do aquecimento global: “Para que tenhamos raios, precisamos de temperaturas altas e umidade, para formar nuvens. Portanto, quanto mais quente, mais raios", diz Pinto Júnior
    A relação entre aquecimento global e raios foi evidenciada acima, porém pesquisas mais aprofundadas deverão ser realizadas sobre o assunto, para um melhor esclarecimento dos efeitos do aquecimento global nas descargas elétricas. O Brasil começa a investir na formação de sua rede de monitoramento, numa iniciativa das centrais Energéticas de Minas Gerais (Cemig) e do Inpe, no entanto, a cobertura deverá ficar restrita ao Sudoeste do país e a uma pequena parte do Sul.

    Referências Bibliográficas:

    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1503505-5598,00-RAIOS+MATAM+MIL+PESSOAS+EM+DEZ+ANOS+SEGUNDO+INSTITUTO.html

    http://desabafaki.blogspot.com/2009/11/mudanca-climatica-e-aumento-na.html

    http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://environmentissues.org/global-warming-increase-deaths-lightning-strike/

    ResponderExcluir
  4. Letícia, Priscila, Ana Nayla e Marina17 de abril de 2011 às 12:38

    O aquecimento global é o fenômeno no qual a temperatura dos oceanos e do ar próximo da atmosfera sofrem alterações. Devido a fatores de deterioração que a atmosfera terrestre sofre como consequência da incidência de poluentes, a tendência é que a temperatura da Terra sofra grandes alterações. Essas alterações levarão ao aumento do nível dos oceanos, e ao aumento de incidência de chuvas.
    Raio é o nome dado ao fenômeno da descarga elétrica entre a nuvem e o solo ocorrida devido a grande diferença de potencial. A formação de raios depende da umidade do ar e de temperaturas altas, já que esses fenômenos aceleram o processo de ionização do ar atmosférico entre a nuvem e o solo (o ar ionizado funciona como condutor). Com o aquecimento terá o aumento da umidade do ar e da temperatura, o que levará consequentemente ao aumento de incidência de raios e relâmpagos, já que haverá aumento das ondas estacionárias.

    http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/metafisica.htm

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global

    http://imagismo.blogspot.com/2009/03/raios-relampagos-e-trovoes-o-que-sao-e.html

    ResponderExcluir
  5. GRUPO: Maíra Agnes Frederico Iara

    Os relâmpagos acontecem quando uma corrente elétrica muito intensa ocorre na atmosfera. É conseqüência do movimento de elétrons de um lugar para outro. Os elétrons se movem tão rapidamente que fazem o ar ao seu redor se iluminar, resultando em um clarão, provocando o som do trovão.
    Esses relâmpagos tendem a aumentar devido ao fenômeno do aquecimento global, a ação do homem esta contribuindo muito para isso, com a emissão cada vez maior de gás carbônico o fenômeno chamado de efeito estufa se intensifica a cada dia. Para cada grau que a temperatura da terra aumenta, estima-se que aumente de 10% a 20% o numero de relâmpagos, a região mais afetada é a tropical. Se a cada ano a temperatura da terra aumentar mais, os acidentes causados por raios podem ser muito mais freqüentes do que já são.


    http://www.inpe.br/webelat/homepage/

    ResponderExcluir
  6. Grupo: Bernardo, Higor Hage, Matheus Jiran e Ridley.18 de abril de 2011 às 17:47

    Os relâmpagos são conseqüência de uma descarga elétrica entre nuvens ou nuvem e solo. Logo, para um relâmpago ocorrer, é necessário que uma quantidade de nuvens sobre o solo tenham carga elétrica suficiente para criar uma campo elétrico tão intenso que seja capaz de superar a rigidez dielétrica do ar. Desse modo, as moléculas do ar são ionizadas e a descarga elétrica ocorre. O aquecimento global pode ter uma ligação direto com o aumento de descargas sobre a terra pois, com o aumento da temperatura, uma quantidade maior de água evapora de rios e oceanos, acumulando mais gases na atmosfera e intensificando as nuvens.
    Um outro fator poderia relacionar os dois fenômenos. O aquecimento global tende a aumentar a temperatura media do planeta. Uma temperatura elevada poderia alterar a rigidez dielétrica do ar, neste caso, a temperatura diminuindo a rigidez dielétrica, o campo elétrico ionizaria as moléculas do ar mais facilmente e o número de descargas seria maior.
    Obs: não foi possível encontrar o efeito da temperatura sobre a rigidez dielétrica.

    ResponderExcluir
  7. Grupo: Bernardo, Higor Hage, Matheus Jiran e Ridley.18 de abril de 2011 às 17:49

    bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rigidez_diel%C3%A9trica

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global

    ResponderExcluir