quarta-feira, 23 de março de 2011

Geonoticias: Terremoto e tsunami arrasam Japão.

Consulte o endereço a seguir e faça uma reflexão sobre o terremoto ocorrido no Japão.

Aproveite para pesquisar sobre os prós e contras do uso da energia nuclear.


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/forte-terremoto-atinge-o-japao-e-provoca-alerta-de-tsunami.html

8 comentários:

  1. Grupo: Guilherme e Vinícius

    Os terremotos são muito comuns no Japão por ser um país formado no encontro das placas tectonicas, e devido a isso o país ja foi adaptador para conviver com os tremores, mas o que os japoneses não esperavam era que um tsunami seria formado em função do terremoto, e que isto se tranformaria em uma catastrofe no país.
    O tremor atingiu algumas usinas nucleares no japão que foram danificados e isto é um risco a população, pois apesar da energia nuclear poder ser implantada em qualquer região e gerar uma grande quantidade de energia ela oferece um grande risco de saude em caso de falhas e de acidentes como houve no Japão, alem de não ter lugar para jogar seus dejetos.

    ResponderExcluir
  2. Grupo: Ana Nayla, Letícia, Marina, Priscila.

    A verdade é que, uma vez que houver terremotos há chance de ocorrer um tsunami.
    Esse foi o caso do Japão. Um terremoto de magnitude 8,9 que se formou a 300km da costa seguido por um tsunami.
    A união dessas duas catástrofes naturais resultaram em muita destruição e perdas.
    Ainda há uma grande preocupação, a usina nuclear que foi atingida pelo terremoto. Uma vez atingida, houve vazamento de material radioativo, que é extremamente prejudicial à saúde, podendo levar à morte.
    Não é comum, mas quando acontece acidentes nucleares- como o de Chernobyl- as consequencias são catastróficas, deixando suas marcas por anos e anos seguintes.
    O desastre no Japão causou uma mobilização mundial. Porém, apesar de ter sido um terremoto de uma magnitude assustadora, o estrago não foi tão assustador quando se compara o Japão (país desenvolvido) com o desastre ocorrido também por um terremoto no Haiti. O japão é um país estruturalmente evoluído, e tem preparo para terremotos. Quando você compara esse desastre com o do Haiti podemos perceber que o número de mortos de haitiano é assustadoramente maior do que o número de mortos japoneses. Isso dado ao fato de que o Haiti é um país subdesenvolvido com más estruturas. O desastre japones teria um impacto muito maior caso este fosse um país subdesenvolvido.
    Já houveram varios terremotos no Japão devido à sua localização, mas nenhum foi tão devastador quanto o último. Não podemos evitar que esse tipo de catastrofe ocorra,mas somos capazes de evitar certas consequências.

    ResponderExcluir
  3. GRUPO: SAMUEL, FELIPE, SHOJI, LEONARDO.

    O Japão sofreu com o terremoto de 11 de março. Mesmo sendo um país
    preparado para desastres do tipo, esse foi muito forte e ainda provocou a tsunami que
    causou caos no país.
    Os danos continuaram quando os atingidos dessa catástrofe foram as usinas nucleares
    cujos reatores explodiram e expalhando para a população um tremendo problema de saúde
    que agora perdurará durante algumas gerações.
    Mesmo os para os cientistas que afirmaram que correntes de vento levariam a radiação para o oceano,
    um problema como o câncer assombrara bastante pelo contato com a matéria radiotaiva
    como o plutônio na usina de Fukushima.
    Energia nuclear tem seus aspectos positivos e negativos como a maioria das fontes de
    energia. Alguns de seus pontos positivos sao que não emitem gases poluentes,
    (aquela fumaça que sai de cima de uma usina é vapor de água usada para o
    resfriamento dos reatores). E essa energia é muito eficiente: por exemplo 1kg de urânio equivale,
    (energeticamente ), à 10 toneladas de petréleo.
    Entretanto seus pontos negativos superam os positivos:
    o plutônio 239 por exemplo leva 50.000 anos para perder sua radioatividade, logo um
    vazamento é um problema para a população que fica perto da usina. Outro aspecto é a
    destinação do lixo atômico, por sua periculosidade e durabilidade.
    Comparando com as outras energias a energia nuclear tem pontos negativos
    extremos, logo, o Japão teria
    sofrido menos com a tsunami se usasse outra fonte de energia como as
    termoelétricas, claro que podem ser bem mais danosas ao meio ambiente
    mas em uma catástrofe como essa, as consequências seriam bem menores,
    afinal o Japão é um país bastante vulnerável aos terremotos.

    ResponderExcluir
  4. GRUPO: Maíra Agnes Frederico Iara

    >Terremoto no Japão

    O terremoto ocorrido no Japão foi considerado por uma agencia americana o pior que já ocorreu no país.
    A tragédia que já dura um mês, possui mais de 10 mil pessoas mortas e várias desaparecidas.
    O terremoto, seguido do tsunami, destruiu cidades e régios no nordeste do Japão, causando falta de água potável e eletricidade, devido às usinas nucleares que foram atingidas.
    Esse terremoto afetou vários outros países, com “pequenas” ondas.

    >Uso da Energia Nuclear

    A utilização da energia nuclear, como várias outras, possui vantagens e desvantagens na sua utilização.
    As reservas nucleares possuem uma maior dimensão comparada às de outros combustíveis, também ocupam uma área menor, o que favorece, por exemplo, países como o Japão, devido ao tamanho de seu território. Gera independência energética para o país, outra vantagem é que esse tipo de energia não contribui para o efeito estufa.
    As desvantagens se encontram um uma proporção menor do que as vantagens, porem possuem uma grande dimensão. Para ser construída, operada ou reparada é necessário um grande investimento, o seu uso pode ser base para construção de armas nucleares. A principal desvantagem é o lixo atômico, e o risco de liberação de material radioativo no caso de acidentes, como o ocorrido no Japão.

    ResponderExcluir
  5. Grupo: Jéssica, Maria Theresa, Mariana e Taiany18 de abril de 2011 às 15:30

    PARTE I
    O terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter, seguido por tsunami com ondas de até dez metros de altura, que atingiu a costa nordeste do Japão no dia 11 de março de 2011, ocasionou perdas humanas calculadas entorno de 12 mil pessoas e os danos causados ao país podem chegar ao valor de US$ 300 bilhões. Além disso, o eixo da Terra pode ter sido deslocado. O impacto desse tremor no eixo de rotação da Terra, só fica atrás do terremoto ocorrido nos anos 60 no Chile.
    O terremoto provocou uma série de explosões na central nuclear de Fukushima. Esses acontecimentos envolvendo a liberação de partículas radioativas trouxe à tona uma polêmica: seria mesmo vantajoso a obtenção de energia através de Usinas Nucleares? Quais as vantagens e desvantagens da utilização desse tipo de energia?

    ResponderExcluir
  6. Grupo: Jéssica, Maria Theresa, Mariana e Taiany18 de abril de 2011 às 15:32

    PARTE II
    As vantagens são:
    •A independência de fatores como potencial hidráulico, clima e relevo (países como o Japão não tem relevo favorável a instalação de hidroelétricas);
    •comparada com as usinas hidroelétricas e as usinas de combustíveis fósseis, as nucleares não necessitam de grandes áreas para serem implantadas;
    •a matéria prima para produção da energia nuclear (o urânio, por exemplo) é bem mais abundante no planeta do que aquelas extraídas de bacias sedimentares;
    •a concentração do urânio,faz com que uma pequena quantidade dessa matéria prima produza grande quantidade de energia;
    •para a obtenção desse tipo de energia não há emissão de gases estufa;
    •o risco de transporte do combustível é expressivamente menor quando comparado ao gás e ao óleo das termoelétricas;

    As desvantagens são:
    •Os resíduos produzidos pelas usinas nucleares possuem alto índice de radioatividade que resistem no ambiente durante muitos anos;
    •o lixo nuclear possui a necessidade de ser isolado e protegido;
    •A água levada a alta temperatura causa a poluição térmica, pois esta é lançada nos rios e nas ribeiras, interferindo no equilíbrio dos ecossistemas.
    •“Altas doses de radiação podem causar danos à medula óssea, ao trato gastrointestinal e ao sistema nervoso central, além de queimaduras na pele. Outra possibilidade é a ocorrência de efeitos que se manifestam anos após a exposição – o câncer, por exemplo”, explica Sandra Bellintani, especialista em radioproteção do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

    ResponderExcluir
  7. Grupo: Bernardo, Higor Hage, Matheus Jiran e Ridley.

    Um acontecimento q abalou não só a população japonesa como pessoas de todo o mundo, o terremoto no Japão, no qual foi o 7º pior da história e de magnetude de 8,9.
    Consequencias terriveis tiveram, principalmente no número de pessoas mortas.Em relação aos desastres materiais nem tanto, pelo fato desse mesmo país estar preparado para tal situação, graças ao seu grande desenvolvimento tecnológico.Cita-se também o tsunami q atingiu o país onde pode ser considerado um grande fator de mortes e destruição do Japão.
    Como exemplo podemos comparar esse terremoto com o do Haití, no qual teve menor magnetude, mas seu desastre foi muito pior, tanto em relação ao número de mortos como em suas estruturas.Deixando claro a diferença tecnológica dos mesmos.
    Dentro desse desastre natural não pode se deixar de citar o problema enfrentado pelo governo japonês em relação as suas usinas núcleares.Fato que desencadeou sérios riscos a população, vindo justamente da explosão de uma dessas usinas, no qual sofrem de risco de contaminação.
    Tudo bem que o Japão é uma das maiores potências mundiais, seu desenvolvimento é avançado, porém não possui localização geográfica com condições de pussuir reservas nucleares.Não sendo levado em conta esse fato acontece o que se podia esperar, explosão da usina e a possível contaminação da população.

    ResponderExcluir