segunda-feira, 27 de junho de 2011

Geonotícias: O Novo código florestal brasileiro

Tem sido muito divulgado nos ultimos meses a possível votação de um novo código florestal para o Brasil.

Mas, o que você sabe sobre ele?

Faça uma pesquisa na net e redija um pequeno texto abordando como pontos principais o que é esse novo código, o que ele propõe, e seus aspectos positivos e negativos, por que ele é considerado polêmico?

Pesquise em sites de jornais e revistas, evite wikipedia, pois neste caso acredito que não acrescente muita coisa.

2 comentários:

  1. O Código Florestal Brasileiro foi criado em 1965, com o objetivo de regularizar a exploração das Florestas no Brasil, dando ênfase à sustentabilidade. É considerado um dos Códigos Florestais mais avançados do mundo. Este Código Florestal busca equilibrar agricutura e ambientalismo.
    Nesse ano de 2011, o Governo está trabalhando medidas para modernizar esse Código Florestal. Entre as mudanças, incluem:
    * Pequenos Produtores Rurais: Os pequenos fazendeiros, de acordo com a nova proposta não precisam mais ter uma reserva legal (área localizada no interior de uma propriedade rural,que deve ser preservada) em suas propriedades.
    *Topos de Morros: Atualmente o plantio de culturas em topos de morros é bem controlado, de acordo com a nova proposta essa prática será mais aberta.
    * Matas Ciliares: A proposta é reduzir o tamanho das matas ciliares de 30 metros para 15 metros
    * Reservas Legais: Atualmente a porcentagem de Reservas Legais e Matas Ciliares são computadas separadamente, com o nova proposta passaram a ser contabilizadas juntas.
    * Legislação: Boa parte das decisões relativas ao Código Florestal vão ser agora tomadas pelos Estados e Prefeitura, adaptando assim o Código Florestal as necessidades locais.
    Como toda mudança gera polêmica, essa não foge à regra; tendo defensores e opositores. Os principais defensores são os fazendeiros e ruralistas, pois o Código liberará novas áres para o plantio, pois trará benefícios econômicos. Argumentam ainda de que irá haver mais produção de comida, logo ajudará na questão social.
    Já os opositores, que são os Ambientalistas e os Engenheiros ambientais, afirmam que o Novo Código abrirá caminhos para que muita área verde seja destruída e favorecerá somente Fazendeiros, que estão interessados em lucros. Outro fator contra é a questão de os pequenos produtores não precisarem de manter uma reserva legal, isso acarretará em destruições das áreas verdes, causando um desequilíbrio.

    Referências Consultadas:
    http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/107552.html
    http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/atualidades/codigo-florestal-brasileiro/

    ResponderExcluir
  2. O antigo código florestal era ruim e havia nele muitas falhas. Esse código tinha como objetivo regularizar a exploração da floresta brasileira, buscando equilibrar a agricultura e ambientalismo.
    O novo código ambiental brasileiro tem como objetivo de flexibilizar e deixar as regras mais claras. Com essas novas leis os produtores rurais são os maiores beneficiados pelas maiores quantidades de terras para o plantio, beneficiando assim um dos maiores setores da economia, a agricultura.
    Os ambientalistas são em maioria contra as novas leis, pois haverá a destruição de muita área verde que antes deveria ser preservada, levando a um desequilíbrio ambiental.

    ResponderExcluir