segunda-feira, 27 de junho de 2011

Geonotícias: Sivam e Calha Norte

Como já é de conhecimento de todos, esses dois projetos visam o desenvolvimento e proteção da Amazônia brasileira.

Vamos saber um pouco mais sobre ambos, e inclusive, saber as principais diferenças entre eles?

Para saber sobre o SIVAM pesquise nos seguintes sites:

http://www.frigoletto.com.br/GeoFis/Amazonia/sivam.htm
http://veja.abril.com.br/180707/p_060.shtml

E sobre o Calha Norte podem usar aquele arquivo que baixamos na aula do dia 27/04/2011, ou entre no site:

https://www.defesa.gov.br/arquivos/programa_calha_norte/livro/pcn_livro.pdf

Após pesquisar, redija individualmente seu texto, evidenciando as diferenças entre ambos os projetos e deixando claro seus aspectos negativos e positivos. A postagem deverá ser feita durante o horário de aula, pois haverá um debate sobre o tema no dia 04/04/2011.

6 comentários:

  1. Ana Nayla e Letícia14 de julho de 2011 às 04:43

    Tanto o projeto Calha Norte como o Sivam foram criados com o objetivo de proteção e preservação da Amazônia brasileira. Mesmo tento o mesmo objetivo, tem execuções diferentes.
    O projeto Calha Norte foi criado em 1985, com o objetivo de povoar uma área situada ao norte da Amazônia com condições precárias, narcotráfico e contrabando e que fazia fronteiras com outros países, para fortalecer a presença nacional nas regiões de fronteiras e evitar, posteriormente, a vulnerabilidade e invasão de grupos ou outros paises.
    O projeto Sivam por sua vez foi criado mais tarde pelos órgãos de defesa brasileira com o objetivo de monitorar o espaço aéreo da Amazônia brasileira por meio de radares. O Sivam monitora a atividades aéreas, queimadas e desflorestamento.
    Ambos os projetos tem sua execução retartada devido à mata densa que é a Amazônia e sua extensão.
    A diferença mais marcante entre os dois projetos é o fato de um ser de povoamento e o outro ser de monitoração e vigilância.

    ResponderExcluir
  2. Samuel e Felipe,

    O projeto Sivam é o Sistema de vigilãncia da Amazônia que visa proteger as fronteiras
    da grande floresta. Também monitora por meio de radares o espaço aéreo em busca de aviões ilegais, combate o
    narcotráfico, o extrativismo ilegal e a biopirataria. Apesar de bem planejado o projeto
    Sivam teve muitos problemas, como falta de manutenção e equipamentos deficientes. O projeto
    apresenta enormes falhas e o sistema de radares possue enormes "buracos". O projeto calha norte
    busca povoar a região norte, que é a menos povoada do país. O projeto foi executado
    pelas as forças armadas e financiava a vinda de pessoas para a região construindo vilas
    por toda a fronteira para habitação. O projeto calha norte foi mais bem sucedido em relação
    ao sivam, chegando a abrigar cerca de 2 milhões de pessoas e contando com 194 municípios.
    Assim nota-se que são projetos que atentam para a região norte, entretanto possuem objetivos distintos.

    ResponderExcluir
  3. Vinicius Victorio
    O projeto Sivam tem como objetivo proteger a Amazônia por meio de satélites, pois a Amazônia tem uma área muito fechada com mata densa e com esse projeto podem-se encontrar várias áreas de pouso clandestinas que podem estar sendo usadas para o trafico de animais ou de drogas. Um aspecto negativo é que logo após o jato legacy da gol caiu se percebeu buracos no projeto ,como áreas aonde radares não alcançam.O projeto Calha norte é um projeto militar que tem como objetivo resguardar a área da Amazônia o único problema do programa é que a mata da Amazônia é muito densa que faz com que o projeto sofra dificuldades na vigia,em positivo ambos conseguem manter uma certa vigilância da Amazônia mais não completa.

    ResponderExcluir
  4. A Amazônia Brasileira é um território muito amplo, porém não possui muitos habitantes, e devido a isso, a questão da infra-estrutura não é bem desenvolvida, já que não há pessoas suficientes para usufruir desta. Sendo a Amazônia uma área de interesse internacional, há a necessidade de protegê-la, para evitar a invasão de estrangeiros, para que não seja uma rota de tráficos, para que não haja desmatamento, entre outros fatores. Para isso, criou-se dois programas para a vigilância, desenvolvimento e segurança da Amazônia: o Calha Norte e o Sivam.
    O projeto Calha Norte tem como principal objetivo fortalecer a presença nacional na fronteira, que é uma área vulnerável a ataques e invasões. Para isso, com a ajuda das Forças armadas, o governo resolveu povoar as fronteiras, fundando vilas e dando infra-estrutura para estas.
    Já o Sivam, Sistema de Vigilância da Amazônia, procura coletar e processar informações da Amazônia via satélite, conseguindo monitorar a entrada e saída de aeronaves, amenizando a questão do tráfico.
    Embora esses sistemas visem o desenvolvimento e a segurança da região, em alguns pontos esses projetos são falhos. O Sivam, por exemplo, não tem um bom monitoramento em terra, pois, pelo fato da área ser de grande extensão e ser uma mata fechada e não ter muitas estradas, até se chegar ao local que precisa de uma ação da fiscalização, pode ser tarde demais.

    ResponderExcluir
  5. Maíra
    A amazônia brasileira é uma área de grande potencial de recursos naturais, sendo objeto de cobiça internacional. Devido aos grandes interesses pela floresta, foi criado em 1997 o Sistema de Vigilância da Amazônia, mais conhecido como Sivam, que possui como objetivo proteger as fronteiras da floresta por meio satélites, os quais tentam controlar o narcotráfico, o desmatamento, a biopirataria, entre outros. Porém, na maioria das vezes esse projeto é falho, pois a mata é densa e fechada, os radares não conseguem acompanhar a rota de aeronaves que trafegam abaixo de 3.000 metros, sofrem diversas panes, além de possui um alto custo, o que torna difícil detectar a entrada e saída de mercadorias ilegais na região.
    Outro projeto que possui destaque é o Calha Norte, que é um programa de defesa e desenvolvimento da região, tendo como objetivo povoar a região Norte, para que esta não seja alvo de ataques, devido ao fato de ser área de fronteira, sendo um projeto executado pelas Forças Armadas, as quais construíram povoados e forneceram condições de vida para os habitantes.
    Contudo, apesar de serem dois projetos na Amazônia, possuem objetivos diferentes, sendo um de vigilância e monitoramento e o outro de povoamento.

    ResponderExcluir