domingo, 12 de agosto de 2012

A FÍSICA E O ESPORTE.

Chegou ao fim os Jogos Olímpicos de Londres. Durante algumas semanas vimos atletas competindo por medalhas exigindo o máximo de seus corpos e usando o que a de mais modernos em prol do esporte. Foi uma batalha de técnica, talento e competência.
Em muitas das modalidades olímpicas fica evidente a presença e a importância da Física.

Escolha duas modalidades olímpicas e redija um texto mostrando a importância da Física para sua realização.

Leia o texto presente no endereço a seguir. Ele apresenta alguns exemplos que mostram a importância da Física nos esportes.
http://sites.unisanta.br/teiadosaber/apostila/fisica/A_Fisica_no_esporte-Fisica1109.pdf


20 comentários:

  1. A natação é um esporte em que os seus princípios são baseados em movimentos da física, devido a uma força ocasionada na água, desempenhada pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo, chamamos de força de Empuxo, que é uma força igual ao peso do fluído deslocado.
    O corpo flutua, quando um objeto tem mais peso que o volume do fluído por ele deslocado afunda até que o empuxo iguale ao seu peso. Já o atrito atrapalha o nadador, pois quanto maior o atrito entre o nadador e a água, mais tempo ele levará para terminar a prova.

    O ciclismo também é um esporte que envolve a física, pois ao pedalar, as coroas giram e a bicicleta é impulsionada para frente, já que o pneu da bicicleta empurra o chão para trás. Mesmo que um plano pareça liso, sempre haverá resistência a movimentos, e ela é essencial, se não fosse o atrito ninguém iria conseguir andar de bicicleta, correr e caminhar.
    Bruna Amantéa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo parágrafo está confuso. Mas as considerações estão corretas.

      Excluir
    2. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  2. As corridas incluem a praticada na pista do estádio, dentre elas tem a maratona, corrida com obstáculos, revezamento. Os atletas agem da seguinte forma empurrando o chão para trás, e o chão reage empurrando-o para frente de forma q o atrito ajuda muito para que esse movimento consiga levar a corrida do competidor, assim fazendo com que o atleta consiga sair do lugar. Sem o atrito isso não seria capaz de acontecer, pois não haveria reação.
    Nas competições dos barcos a vela a física se liga de fato que o vento empurra a vela, fazendo o barco ir para frente, isso se explica a ação combinada de duas forças: a força exercida pelo vento sobre a vela e a força de resistência ao movimento exercida pelo mar sobre o casco do navio. Essas duas forças são exemplos de forças exercidas por fluidos o ar e o mar sobre sólidos a vela e o casco do navio quando há movimento relativo entre os dois. Também atuam sobre o barco o seu próprio peso e a impulsão da água, mas essas duas forças se cancelam que resulta a flutuação do barco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua primeira frase está muito confusa (...incluem a praticada...). Os exemplos estão corretos, mas tem algumas frases confusas.

      Excluir
  3. NATAÇÃO
    Na natação atletas que apresentam massa mais leve apresentam um ganho de velocidade mais rápido do que um atleta de massa maior, devido a dificuldade que o de maior massa apresentara para mudar seu estado de inércia.
    No momento inicial de uma prova, quando o nadador da um empurrão para ganhar impulso, ocorre a soma de duas forças, a do seu nado e a do empurrão, gerando assim uma força resultante.
    Devido à força de atrito existente entre os pelos do corpo e a passagem da água, os atletas costumam depilar-se. A utilização de nadadeiras é para provocar a 3ª lei de Newton, a da ação e reação, aumentando assim a velocidade do nadador. Não se deve esquecer que devido à densidade da água, o empuxo anula o peso fazendo com que a velocidade máxima não dependa apenas da massa.

    Referências bibliográficas:
    *http://arquinatacao.blogspot.com.br/2011/03/fisica-na-natacao.html
    * http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000300018
    *http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/trablicen/anderson_miron/apresentacaoAnderson.pdf

    FUTEBOL
    Em um jogo de futebol, a força exercida pelos jogadores sobre a bola é percebida pelos seus efeitos, entre eles, a deformação da bola, a alteração do seu estado de repouso, ou o movimento e variação da velocidade. Com isso, conseguimos chegar à conclusão que uma força é toda a ação suficiente de modificar o estado de movimento de um corpo ou de causar-lhe deformação.
    A interação entre a bola e o pé do jogador no momento do chute é denominada de força de contato. Nessa interação existe a terceira lei de Newton, a da ação e reação, onde a ação do jogador sobre a bola sofre uma reação igual e oposta pela bola.
    A baixa inércia existente na bola devido a sua massa faz com que a sua velocidade seja superior a de uma pedra, com uma massa maior e consequentemente uma alta inércia caso ambas fossem chutas por um jogador.
    Com esses dois exemplos de esportes, notamos que a física está presente no esporte e possibilita-nos a melhor compreensão dos acontecimentos ao decorrer de uma competição.
    Referências bibliográficas:

    * http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=1840&op=all
    *http://www.cienciamao.usp.br/cienciasfisicas/index.php?painel=36
    *http://12dimensao.wordpress.com/category/fisica-e-futebol/

    Thaisa Maristânea de Andrade Vilas Novas

    ResponderExcluir
  4. O Atletismo é uma modalidade que tem a física muito presente.Cada movimento precisa ser dosado de acordo com leis que, muitos deles podem nem saber, mas que muito envolve a física. Um exemplo é o movimento curvilíneo e o retilíneo uniforme, que são extremamente necessários quando se está numa corrida solo ou em grupo. A natação também é um esporte em que pode-se perceber a presença da física. Ela está presente em cada movimento, em cada braçada dos competidores, e estes, tem que saber dosar a velocidade, com a força de empuxo, para conseguirem alcançar o primeiro lugar.E a tão esperada primeira posição no podium é dada milimetricamente na natação, pois,os nadadores se diferenciam por milésimos de segundos. E estes, são reconhecidos por dispositivos especialmente preparados para definir o ganhador.

    ResponderExcluir
  5. O salto com vara é um esporte que exige muito da física. Com um atleta correndo, por exemplo, usa sua energia cinética para saltar, aumentando sua energia potencial. Pode-se dizer então; a energia do saltador muda à medida que faz o salto. Quando ele começa, suas energias potencial e cinética são zero. Quando começa a correr, ele aumenta sua energia cinética. Então, ele finca a vara e começa o salto, trocando sua energia cinética pela energia potencial. Quando a vara se curva, absorve muito da energia cinética do atleta, como se comprimisse uma mola. Ele usa a energia potencial armazenada na vara para elevar seu corpo sobre a barra. No alto de seu salto, ele converte grande parte de sua energia cinética em energia potencial.

    Gabriela Giffoni

    ResponderExcluir
  6. Os Corredores de provas de curta duração, como 100 e 200 metros rasos, são fortes, pois precisam desenvolver bastante os músculos das pernas que para se contrair rapidamente em provas que exigem esforço físico e muita velocidade. Quando o atleta corre, o pé dele age empurrando o chão para trás. Por sua vez, o chão reage e empurra o pé do competidor para frente. Se não houvesse atrito entre o chão e o pé do atleta, o atleta não iria sair do lugar.
    Na natação, quanto maior o atrito pior é. Quando o nadador começa a nadar, seu deslocamento provoca atrito. A água se adere ao seu corpo deslocando assim junto com ele gerando resistência ao movimento. Os nadadores usam uma roupa conhecida como roupa de tubarão, que é feita imitando a pele de um tubarão para que possam se tornar mais aerodinâmicos. A roupa de tubarão diminui muito o atrito entre o nadador e a água. A maior parte dos nadadores raspa todos os pelos do corpo para que a quantidade de água que se desloca junto com eles diminua. As toucas também ajudam a diminuir o atrito.

    ResponderExcluir
  7. Em uma partida de futebol, os jogadores exercem algumas forças na bola, como por exemplo, a modificação do estado de repouso ou de movimento da bola e a variação da velocidade.As forças traduzem a interação entre os corpos e podem ser exercidas por contato ou á distância.Portanto, conseguimos chegar à conclusão que uma força é toda a ação suficiente de modificar o estado de movimento de um corpo ou de causar-lhe deformação. Quando o jogar da um chute na bola, fazendo com ela mude sua direção, aplica ali uma força de contato, ou seja, nessa interação existe a terceira lei de Newton, a da ação e reação, onde a ação do jogador sobre a bola sofre uma reação igual e oposta pela bola.


    O ciclismo é um espote que envolve muito a física, pois, quando pedalamos, as coroas começam a girar impulsionando-as para a frente, já que os pneus exerce um força sobre o chão. Mesmo em planos lisos, sempre haverá resistência a movimentos essenciais a ela.Portanto se não fosse o atrito não conseguiríamos andar de bicicleta, ou ate mesmo caminhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  8. Boxe:
    Os socos são ações implosivas entre os adversários, quando um lutador atinge o outro as forças de ação e reação segundo a terceira lei de Newton são da mesma intensidade, mesma direção, sentido contrario e são aplicados em corpos diferentes. Através da segunda lei de Newton também chamada de Princípio Fundamental da Dinâmica pode-se calcular a força desferida pelos golpes dos atletas com a formula:
    F = MxA
    Ou seja força é igual à massa vezes aceleração.

    Salto com Vara:
    Esta modalidade fisicamente pode ser explicada de forma simples como conservação de energia mecanica, onde a energia cinetica executada no embalo do atleta se transforma em energia potencial elastica que a vara utiliza para erguer o atleta a uma certa altura , resultando uma energia potencial gravitacional final.

    ResponderExcluir
  9. O Nado Sincronizado é uma modalidade esportiva onde os nadadores tem de "lutar" contra o empuxo, centro de gravidade e centro de flutuação, que são propriedades e forças que a água exerce sobre os corpos nela imersos.
    O empuxo é uma força contrária ao peso, que tem tendência a levar corpos submersos menos densos à superfície do líquido. Quando os atletas enchem seus pulmões de ar, eles diminuem a densidade de seus corpos, fazendo com que ele fique mais leve e flutue mais facilmente.
    Os centros de gravidade é o ponto onde o peso do corpo está sendo aplicado, ou seja, o centro de massa. No corpo humano, situa-se aproximadamente nas últimas três vértebras, podendo variar de pessoa para pessoa. O centro de flutuação é o ponto considerado a resultante entre o peso e o empuxo. Submerso, o corpo humano possui o centro de flutuação está localizado logo acima do centro de gravidade. Sendo assim, os atletas tem de se estabelecer entre ambos os centros para ficarem com os corpos estáveis e firmes.
    Com um bom equilíbrio entre esses requisitos, os atletas do nado sincronizado conseguem realizar suas belas acrobacias com elegância, sem se desequilibrar ou afundar.

    O Tiro com Arco é outra modalidade onde podemos ver claramente a aplicação da física.
    A energia potencial elástica é uma energia armazenada devido à sua mudança de forma. Quando os limbos do arco são puxados junto com a corda, sua forma muda e essa energia é armazenada, quando a corda é solta ela toma sua forma original e a energia armazenada é transformada em energia cinética, fazendo com que a flecha saia do repouso. Sendo assim, para obter um melhor tiro, os atletas devem medir corretamente a força e distância com que puxam a corda de seus arcos, pois quanto mais firme e mais distante for puxada, maior será a precisão do tiro.



    Fontes:
    Nado Sincronizado:
    http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/trablicen/anderson_miron/apresentacaoAnderson.pdf
    Tiro com Arco: http://ciencia.hsw.uol.com.br/besta1.htm

    ResponderExcluir
  10. Física no esporte
    FUTEBOL: Em um jogo de futebol os jogadores chutam uma bola para o ar, que está sujeita a forças aerodinâmicas causadas pela pressão e viscosidade do meio, como a força de arrasto e a força de sustentação. Impressionantemente, uma bola rugosa oferece menos resistência ao ar do que uma bola lisa. Este fenômeno pode ser explicado da seguinte forma: a rugosidade da bola diminui a resistência do ar, a altas velocidades. Por isso é que as bolas de golfe possuem orifícios, assim atingem distâncias maiores. Algumas bolas de futebol modernas inspiraram-se na de golfe, apresentando os mesmos orifícios característicos. Essa mudança na superfície da bola pode ser notada na bola da Copa da Alemanha, que era lisa, para a Copa da África onde a bola passou ser rugosa.

    NATAÇÃO: Para adquirir velocidade e se tornar campeão o nadador tem que fazer com que a água o empurre para frente, assim ele a empurra para traz (ação e reação), para fazer isso o nadador patê as pernas e os braços sucessivamente. Ao parar sue movimento o nadador começa a desacelerar, por causa do atrito com a água, assim podemos observar que a água que põem o atleta em movimento, também o faz parar.

    ResponderExcluir
  11. SALTO A DISTÂNCIA
    Quando um atleta arremessa seu próprio corpo na modalidade salto em distância, ele descreve, praticamente, uma trajetória parabólica, característica do movimento de um projétil. O alcance que o atleta obtém é inversamente proporcional ao valor da aceleração da gravidade local e depende dos valores da velocidade inicial e do ângulo de lançamento. Portanto, o atleta que saltar em uma cidade onde o valor de g é relativamente pequeno (grandes altitude e pequenas latitudes) será beneficiado. Cálculos cuidadosos mostram que as variações de g de um local para outro podem acarretar diferenças notáveis na distância do salto. As correções que poderiam ser facilmente feitas para evitar discrepâncias desta natureza não são sequer mencionadas nos regulamentos das Olimpíadas.

    FUTEBOL
    Equipamentos adequados à prática de esportes são essenciais para garantir a segurança dos atletas. Por exemplo, no futebol, uma modalidade Olímpica, a chuteira dos jogadores possui travas de borracha para aderirem bem à relva, que é uma superfície irregular. A rugosidade e a natureza da borracha permitem aumentar o atrito, tornando o movimento dos jogadores mais seguro. Quando as solas dos sapatos são muito lisas e o pavimento é polido, a força exercida pelo sapato para trás faz surgir um atrito desconsiderável e o jogador pode escorregar. Assim sendo, as travas nas chuteiras são necessárias para que o atrito criado com o gramado seja maior.

    ResponderExcluir
  12. FUTEBOL

    Com um simples chute na bola, esta sai de um repouso e entra em movimento, que é parada naturalmente devido a força de atrito. As chuteiras possuem travas, o que facilita o movimento devido a superfície irregular e proporciona mais segurança aos jogadores. Há uma força chamada sustentação que ocorre quando a bola gira em torno do seu centro, chamado como efeito Magnus. Dependendo do contato entre o pé e a bola é possível uma alteração na trajetória o que influi na velocidade do ar. Devido a esta variação, há uma diferença de pressão, que faz com que a bola possa desviar a sua trajetória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir