domingo, 12 de agosto de 2012

Mineirão vai usar energia solar em partidas da Copa do Mundo.

Pesquisar e redigir um texto contendo informações sobre esta notícia destacando a sua importância ambiental e os possíveis benefícios para a comunidade.

23 comentários:

  1. O mineirão, estádio na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde seis partidas da Copa do Mundo de 2014 irão ser disputadas, e que devido à isso entrou em obras, está com um novo projeto em que o estádio vai usar energia solar em partidas da Copa do Mundo. Durante o dia, o consumo de energia do estádio é pequeno, e a energia que restar irá para a rede de abastecimento da cidade. É um tipo de compensação, a rede devolve toda a energia ao estádio, em dias de jogo, principalmente à noite. As placas de silício do sistema que será usado transformarão a radiação solar em eletricidade, e com o aproveitamento da energia do sol, o estádio irá produzir cerca de 80% da energia elétrica que ele consumirá. Suficiente para abastecer, todo dia, mil e duzentas residências de porte médio, trazendo benefícios para a comunidade. A importância ambiental é que iremos economizar energia elétrica, a energia solar é uma confiável fonte e que reduzirá fortemente o impacto ambiental por seu uma fonte de energia renovável.
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Clara M. Veiga

    O mineirão vai utilizar energia solar para realizar as partidas da copa do mundo. O sistema é com placas de silício, as placas transformam a radiação solar em eletricidade. Essas placas ficarão por cima, serão sete mil placas ocupando toda a cobertura de concreto: dez mil metros quadrados. Como durante o dia, o consumo é pequeno, a energia que sobrar vai para a rede de abastecimento da cidade, e em dias de jogos a noite, a rede devolve a energia ao estádio. Esse sistema de energia solar tras vários benefícios, tanto econômicos, quanto ambientais: pois depois que o investimento inicial foi recuperado, a energia do sol é praticamente gratuita, a energia solar é renovável, não polui o ar lançando gases poluentes, por não usar nenhuma energia de combustível, a energia solar não precisa fazer transporte do combustível ou o armazenamento de resíduos radioativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  3. Um projeto, diversos benefícios.

    Através de um projeto realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o estádio do Mineirão utilizará energia solar para gerar eletricidade para o estádio, e o excedente desta energia será distribuído para 743 casas próximas ao Mineirão.
    O projeto consiste que na cobertura do Mineirão será feita com material que receberá a radiação solar, e posteriormente, uma planta geradora se transformará em eletricidade para a utilização dentro do estádio e o seu excedente para as casas próximas ao estádio. Essa informação citada acima foi dada pelo diretor de Relações Institucionais da Cemig, Luiz Henrique Michalick.
    Caso venha adicionar uma segunda planta geradora o número de residências beneficiadas dobraria aproximadamente. Com esse projeto o Mineirão terá 1 mil quilowatts com capacidade de energia instalada, e uma geração de 1.200 megawatts/hora.
    Com isso tudo, nota-se que esse projeto além de auxiliar o meio ambiente devido a utilização de energia renovável, neste caso a radiação solar, também proporciona a geração de energia para diversas casas ao redor do estádio, demonstrando um conceito de desenvolvimento sustentável.

    Referências bibliográficas:
    *http://nossomeioambiente01.blogspot.com.br/2012/04/estadio-do-mineirao-vai-produzir.html
    *http://www.portal2014.org.br/noticias/8124/MINEIRAO+VAI+PRODUZIR+ENERGIA+SOLAR+E+BENEFICIAR+CASAS+VIZINHAS.html
    *http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/04/mineirao-vai-usar-energia-solar-em-partidas-da-copa-do-mundo.html

    Thaisa Maristânea de Andrade Vilas Novas

    ResponderExcluir
  4. Mineirão vai usar energia solar em partidas da copa do mundo devido ao pequeno consumo durante o dia, a energia que sobrar vai para a rede de abastecimento da cidade. O sistema é com placas de silício, o mesmo material usado para fazer chips de computador, essas placas transformam a radiação solar em eletricidade aproveitando a energia do sol, que vai produzir certa de 80% de toda a energia elétrica que ele vai consumir. Serão sete mil placas ocupando dez mil metros quadrados que é toda cobertura de concreto. Será uma grande fonte renovável, assim uma energia que não polui e é viável para o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  5. A Sociedade hoje vive uma questão muito delicada, que é a sustentabilidade. E uma das formas mais usadas na sustentabilidade é o reaproveitamento de energias provindos da natureza, como a água, o vento e a luz do sol, esta, que será usada no renovado Mineirão, que abusou de muitas árvores sendo cortadas para sua reforma e agora procura uma forma de repor esta perda. A cobertura até então projetada no Mineirão será dobrada, e será um sistema quase que invisível, pois ficará por cima da cobertura do estádio. Esta será uma medida boa não só para o Mineirão,
    mas também para o resto da cidade, pois, a energia não usada nos jogos, será repassada a cidade.

    ResponderExcluir
  6. Um dos assuntos mais falados atualmente é sobre a utilização de variadas energias para gerar eletricidade, como por exemplo, eólica, a energia das hidroelétricas que converte energia cinética em energia elétrica, e também a energia solar. Esta última, será usada no Mineirão após a reforma que está passando, o que beneficiará muitas das residências vizinhas ao estádio.
    A cobertura do estádio será construída em um material que receberá a radiação solar, e, depois, uma planta geradora se transformará em eletricidade para ser aproveitada dentro do próprio estádio.
    E assim, estimulando o país fazer uso de novas formas para obtenção de energia, de maneira que possa ser benéfica à natureza.

    Gabriela Giffoni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  7. O Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, fará uso da luz do sol como fonte de energia, através de placas de silício. As placas transformam a radiação solar em eletricidade. Com o aproveitamento da energia do sol, o Mineirão ira produzir cerca de 80% e toda a energia que ele vai consumir, alem disso, haverá uma troca, como durante o dia o consumo no estádio é pequeno, a energia que sobrar vai para a rede de abastecimento da cidade e em dias de jogos a rede devolve a energia ao estádio. O uso das placas irá contribuir para que o estádio consiga a certificação exigida de empreendimento ambientalmente sustentável.

    ResponderExcluir
  8. O Estádio Governador Magalhães Pinto terá como uma de suas reformas a instalação de placas que captarão a radiação solar, a energia captada pelas placas sera transformada em eletricidade e sera utilizada pelo estádio. A energia excedente sera distribuída entre as 743 moradias próximas ao estádio.
    O estudo de viabilidade do projeto foi elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A capacidade de energia instalada no Mineirão será de mil quilowatts, com uma produção calculada de 1.200 megawatts/hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  9. Não só o Mineirão, mais também o Maracanã, irão utilizar energia solar através de sete mil placas de silício. Como o consumo da energia é pequena pelo estádio haverá uma troca, onde a energia que sobrar será revertida para abastecer cerca de mil e duzentas casas por dia. E quando houver jogo, a rede elétrica será devolvida para o estádio. Essas placas contribuirão para a certificação de empreendimento ambientalmente sustentável.
    Essa utilização de energia influenciará e estimulará não só os brasileiros, mais todo o mundo a tomarem atitudes mais sustentáveis. O que contribuirá para um mundo melhor onde a natureza é o principal foco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  10. No mineirão as placas começaram a ser instaladasEssas placas são feitas de silício e vão ser contribuidoram para que o estádio consiga a certificação de empreendimento ambiental sustentável, pois, sistema transforma a radiação solar em eletricidade, aproveitando a energia e produzindo cerca de 80% de toda enerigia elétrica. Sendo o suficiente para abastecer a cada dia mil e duzentas residências de porte médio.Sendo assim, o mineirão vai fazer uma troca, pois, como o consumo durante o dia é pequeno, a energia que sobrar vai para a arede de abatecimento da cidade,e em dias de jogos, a rede devolve a energia ao estádio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Atenção com os erros de pontuação. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

      Excluir
  11. O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido popularmente como Mineirão, está sendo completamente reformado para receber alguns jogos da Copa de 2014.
    Dentre as obras, incluí-se a instalação de receptores fotovoltaicos na cobertura do novo estádio, que irão realizar a recepção de raios solares e convertê-los em energia.

    Foto: http://4.bp.blogspot.com/-6wjukm8s_fo/T148Iw2H8RI/AAAAAAAAA_M/uePKVbW26AM/s400/Mineir%C3%A3o-700x394.jpg

    O projeto faz parte do programa MINAS SOLAR 2014, da CEMIG, e da COPA DO MUNDO FIFA 2014.

    Programa Minas Solar prepara BH para a Copa 2014 com tecnologia avançada
    A previsão é de que a montafem no Mineirão inicie em Setembro. “A usina terá potência aproximada de 1,5 MW e será composta por módulos de silício cristalino, montados sobre a cobertura de concreto do estádio”, explica Alexandre Lisboa, engenheiro da CEMIG. A energia gerada será capaz de atender 1.200 pessoas, com consumo médio mensal de 150 kWh. E será injetada na rede de distribuição da CEMIG, podendo abastecer o próprio Mineirão e ser comercializada com clientes livres.
    Segundo o engenheiro, a usina deve estar em funcionamento até a COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Além do estádio, o MINAS SOLAR 2014 deve ser aplicado ao MINEIRINHO, CENTRO DE TREINAMENTO ESPORTIVO DA PAMPULHA e ao AEROPORTO DE CONFINS. Um grande passo para o desenvolvimento de Minas!

    ResponderExcluir
  12. O Estádio Governador Magalhães Pinto, em obras para receber jogos da Copa do Mundo de 2014, contará, após a reforma, com um sistema de geração de energia elétrica a partir da luz solar. A obra faz parte do programa Minas Solar 2014, cujo objetivo é a implantação de módulos fotovoltaicos na cobertura dos prédios que irão sediar os eventos da Copa. A cobertura do Mineirão será construída em material que receberá a radiação solar, convertida, em seguida, através de uma planta geradora, em eletricidade para ser aproveitada dentro do próprio estádio. Um estudo de viabilidade técnica e econômica mostrou que o estádio pode receber placas fotovoltaicas com capacidade de 640 a 1400 kWp, dependendo da tecnologia adotada. Sendo assim, as expectativas são de que a emissão de dióxido de carbono (CO2) seja reduzida numa taxa em torno de 300 e 600 toneladas por ano, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global. O projeto sustentável ainda beneficiará a vizinhança, uma vez que a energia gerada é capaz de atender cerca de 1200 consumidores com consumo médio mensal de 150 kWh, podendo abastecer o Mineirão, durante os jogos, e ser comercializada com clientes livres como fonte de energia limpa.

    Referências bibliográficas:
    http://www.americadosol.org/mineirao-solar/
    http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/mineirao-ira-gerar-energia-eletrica-partir-de-solar-ate-junho-de-2013
    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/04/mineirao-vai-usar-energia-solar-em-partidas-da-copa-do-mundo.html
    http://www.portal2014.org.br/noticias/8124/MINEIRAO+VAI+PRODUZIR+ENERGIA+SOLAR+E+BENEFICIAR+CASAS+VIZINHAS.html

    ResponderExcluir
  13. O MINEIRÃO ESTA FICANDO VERDE
    O estádio conhecido como Mineirão esta em obras para receber jogos da copa do mundo de 2014, contendo em seu projeto a instalação de módulos fotovotaicos em sua corbetura, que receberam luz solar e em seguida será transformada em enrgia elétrica que será usada pelo próprio estádio, alem de poder ser comercializada para cerca de 1200 clientes livres com consumo de 150kWh mensáis.
    As placas que o Mineirão receberá terão capacidade de 640 1400 kWh, reduzindo em torno de 300 a 600 toneladas de CO2 por ano.

    ResponderExcluir
  14. Ok. Na próxima coloca a fonte de pesquisa, com a data e a hora de acesso.

    ResponderExcluir