segunda-feira, 9 de julho de 2012

Impeachment governo paraguaio

Faça uma pesquisa e escreva sobre a destituição do governo paraguaio. Fale sobre os impactos desse fato para o Mercosul, para os brasiguaios e para a democracia na América Latina.
Comente sobre a atitude do governo venezuelano diante da deposição do Presidente Fernando Lugo.

6 comentários:

  1. Nathália Perdigão9 de julho de 2012 às 08:27

    Nesta semana, ocorreu um julgamento envolvendo o cargo do presidente Fernando Lugo Méndez, onde este foi condenado e retirado do cargo.
    O que ocorreu foi que ele sofreu cinco acusações, onde a principal foi o "mau desempenho das funções" após uma ação de desocupação de terra. Neste clima conturbado, dezessete pessoas morreram entre policiais e sem terra. Lugo é acusado de ter ligações políticas com esse grupo e de ter incentivado a resistência deles, o que segundo a oposição, facilitou a matança.
    Com o impeachment do presidente, o seu vice Federico Franco assumiu o cargo para cumprir o fim do mandato até a próxima eleição.
    Com a queda do presidente paraguaio, os países membros do mercosul resolveram suspender o paraguai. Segundo eles, o processo de impeachment não respeitou o amplo direito de defesa de Fernando Lugo. Argentina, Brasil e Uruguai decidiram ampliar o bloco promovendo a entrada da Venezuela.
    Por fim, o presidente da Venezuela corta o fornecimento de petróleo para o Paraguai.

    ResponderExcluir
  2. O presidente Fernando Lugo Méndez foi processado de impeachment como reflezo de um conflito agrário que deixou 17 mortos durante a reintegração de posse da fazenda de um empresário.
    Lugo foi considerado culpado das acusações e seu cargo de presidente foi perdido. Seu ex-vice, Frederico Franco, recebeu a faixa presidencial para cumprir com o mandato ate as próximas eleições.
    Com toda essa confusão, o Paraguai foi suspendido do MERCOSUL e a Venezuela cotou o fornecimento de petróleo para o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. O presidente paraguaio, Fernando Lugo, sofreu impeachment, após 39 votos contra sua permanência no cargo. Os parlamentares apresentaram cinco acusações formais contra o presidente: apoio de Lugo à manifestação de jovens de esquerda no Comando de Engenharia das Forças Armadas, em 2009; obrigar militares a se submeter às ordens de sem-terra; falta de competência para combater atos de violência no país; ações dos guerrilheiros do EPP (Exército do Povo Paraguaio), responsável pelo confronto entre policiais e camponeses na semana passada, que culminou na morte de 17 pessoas; e violação das leis paraguaias ao ratificar Protocolo de Ushuaia 2, que prevê intervenção externa caso a democracia esteja em perigo. Os advogados de Lugo alegam que o presidente é vítima de perseguição política. Com a queda do presidente, seu vice Federico Franco assumiu o cargo. Além disso, o Paraguai foi suspenso do MERCOSUL e a Venezuela cortou o fornecimento de petróleo para o país. Com tudo isso, a situação do Paraguai torna-se complicada.

    ResponderExcluir
  4. Impeachment do presidente Fernando Lugo

    Com o impeachment do presidente paraguaio Fernando Lugo, assumiu até a próxima eleição seu vice Frederico Franco.
    Fernando Lugo disse aceitar sua destituição mas reivindica não ter tido o direito de defesa.
    O impeachment de Fernando lugo fez com que o Mercosul e a Unasul suspendesse o Paraguai até as próximas eleições. Com isso as autoridades do país não participam das reuniões e decisões dos blocos. Os líderes participantes dos respectivos blocos, citados acima, apresentam dúvidas sobre o procedimento da destituição do então presidente paraguaio.
    Com essa situação, como já foi dito, o Paraguai foi afastado do Mercosul e com isso a Venezuela será intitulada no dia 31 de julho de 2012 membro pleno do Mercosul.
    Os agricultores "brasiguaios", brasileiros que moram no Paraguai, comemoram a destituição de Fernando Lugo e afirmam que durante o seu mandato ele estimulou invasões de suas áreas por sem-terra.

    Fontes bibliográficas:
    * http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/06/senado-aprova-impeachment-de-presidente-do-paraguai.html
    *http://www.band.com.br/noticias/mundo/noticia/?id=100000517865
    *http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Comum_do_Sul
    *http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1110526-brasiguaios-comemoram-impeachment-contra-fernando-lugo.shtml
    *http://www.agora.uol.com.br/mundo/ult10109u1115354.shtml

    Thaisa Maristânea de Andrade Vilas Novas

    ResponderExcluir
  5. Em 22 de junho de 2012, o Senado Paraguaio aprovou a destituição do presidente Fernando Lugo, acusado de mau desempenho de suas funções e vínculos com grupos guerrilheiros socialistas, estimulando um conflito social no país. Fernando Lugo foi considerado incapaz de conter a insegurança que assola a população e sua cassação foi determinada por 39 votos favoráveis contra 4 e duas abstenções. O ex-presidente acusou o Legislativo de ferir profundamente a democracia e criticou a subjetividade dos congressistas. É o primeiro caso de chefe de Estado afastado do cargo na história do país. Quem assume sua função é o vice-presidente Frederico Franco, que deve permanecer no cargo até as eleições gerais previstas para abril de 2013.

    O Paraguai foi suspenso do Mecosul após o impeachment relâmpago do ex-presidente Fernando Lugo. O país foi afastado da cúpula em que se formalizou o ingresso da Venezuela no bloco, realizada em junho na Argentina. Agricultores brasileiros que vivem no Paraguai, os chamados brasiguaios, comemoram o afastamento do presidente. Afirmam ter vivido uma época de “terror” sob o governo de Fernando Lugo, acusado de estimular invasões de suas áreas por sem-terra. O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou não reconhece o governo que se instalou no Paraguai após a destituição de Lugo, segundo ele, ilegítimo. Para Chávez, o julgamento que depôs Lugo classifica-se como um golpe de Estado inconstitucional. Assim sendo, o presidente venezuelano decidiu interromper o envio de petróleo ao Paraguai e retirar o embaixador venezuelano do país.

    Referências:
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/venezuela-nao-reconhece-novo-governo-do-paraguai-diz-chavez.html
    http://www.brasildefato.com.br/node/9908
    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/fernando-lugo-e-cassado-e-deixa-presidencia-do-paraguai
    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1110526-brasiguaios-comemoram-impeachment-contra-fernando-lugo.shtml
    http://www.youtube.com/watch?v=fHhoJr8Wmzg

    ResponderExcluir
  6. Recentemente Fernando Lugo, até então presidente do Paraguai, perdeu seu mandato. Brasiguaios (brasileiros que vivem no Paraguai) comemoraram muito a posse do novo presidente Federico Franco, pois, o ex presidente os perseguia durante sua gestão.O ex presidente anulou muitos títulos de terra de brasiguaios e neste ano houveram diversas invasões por parte de sem terras em fazendas de brasileiros apontando posse ilegal.
    Este novo mandato pode ser uma luz no fim do túnel para todos os brasiguaios, que agora, se tudo ocorrer como o previsto, terão direitos e privilégios assim como toda a população local, tendo um desenvolvimento favorável aos mesmos.

    ResponderExcluir