terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio + 20

Pesquisar e redigir um texto contendo informações sobre esta conferência destacando a sua importância ambiental e os possíveis resultados após a sua realização.

O texto deve ser postado até o dia 29/06

14 comentários:

  1. A Rio + 20 é uma conferência que está sendo realizada no Rio de Janeiro e é formada por participantes do setor privado, líderes mundiais e algumas ONGs de forte expressão mundial. A conferência será mais uma oportunidade de reflexão em prol da sustentabilidade e de possíveis medidas que garantirão, através de acordos e providências, um futuro próximo com melhor qualidade de vida para o planeta e todos que aqui vivem, com discussões girando em torno da temática: o futuro que queremos para o mundo nos próximos 20 anos.

    ResponderExcluir
  2. A Rio +20 é uma conferência das Nações Unidas que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. A Conferência terá dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
    Essa conferência é muito importante para o futuro da sociedade, pois definirá posturas dos países para estes terem um desenvolvimento com responsabilidade, ou seja, todos poderão evoluir, mas sem degradar o meio ambiente, dessa forma ñão prejudicarão as gerações futuras. Além de que a Rio +20 pretende utilizar a economia verde para erradicação da pobreza.

    Clara M. Veiga

    ResponderExcluir
  3. A conferência RIO+20 é um encontro muito importante para a união de ideias entre diversos órgãos e líderes mundiais na busca por um mundo melhor nos próximos 20 anos. Tal fato consiste da necessidade de uma maior atenção aos impactos que estamos causando ao planeta, buscando saídas para tais problemas, ou para a redução dos mesmos, garantindo assim novas medidas que contribuirão em diversos pontos para um maior bem estar ao planeta. (Assim esperamos)

    ResponderExcluir
  4. Entre 20 e 22 de Junho de 2012 ocorrerá, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Essa iniciativa da ONU está também motivando a organização de uma série de eventos e processos de discussão no Brasil e em todo o mundo, que resultarão em um grande conjunto de atividades no período próximo à conferência. O foco será a cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 24 de Junho, mas ocorrerão inúmeras atividades relacionadas também em outros lugares, e em outras datas.
    É importante destacar que “Rio+20” é o apelido dado tanto à conferência da ONU em si, quanto ao conjunto de eventos e atividades a ela relacionados, conectados ao não ao seu processo oficial.
    A Conferência Rio+20 será um evento de grandes dimensões, e o governo brasileiro tem declarado a ambição de que seja a maior conferência já realizada pela ONU.
    Uma proposta preliminar de temas a serem discutidos foi divulgada pelo governo brasileiro em dezembro de 2011, e inclui: segurança alimentar e erradicação da pobreza; segurança energética; economia do desenvolvimento sustentável / produção e consumo sustentáveis; inovação tecnológica para sustentabilidade; cidades; água; oceanos e trabalho decente / migrações. Biodiversidade, clima e desertificação podem surgir como temas transversais.

    Gabriela Giffoni

    ResponderExcluir
  5. Rio+20 é uma conferência das Nações Unidas que está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, e é sobre o desenvolvimento sustentável, onde governantes e membros da sociedade civil estão reunindo para discutir qual é a forma de transformar o planeta em um lugar melhor para viver. O desenvolvimento sustentável é uma forma de atender as necessidades para nossa sobrevivência nos dias de hoje, sem comprometer o meio ambiente para as futuras gerações, ou seja, preservar o meio ambiente.
    Durante esses dias de conferência, irão trabalhar dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
    Essa conferência é muito importante para todos nós, e principalmente para nossas gerações futuras, pois o ser humano desrespeita o meio ambiente cada vez mais, sem pensar nas conseqüências, porém, é preciso realmente colocar os projetos propostos da conferência em prática.

    Bruna Amantéa

    ResponderExcluir
  6. O Rio+ 20, Conferência das Nações Unidas teve como tópico o desenvolvimento sustentável, realizada no mês de Junho deste ano, teve que discutido um tema a respeito da sustentabilidade e sua importância. O Conselho Nacional de Educação colocou como ideia que no futuro tenha que haver uma disciplina na grade escolar para a educação a respeito do cuidado a se ter como o meio ambiente,e que com isso a sustentabilidade seja algo que se implante na sociedade já no começo da trajetória escolar, para que haja conscientização da população brasileira.
    O projeto por ter um resultado a longo prazo pode ser subjugado, o que não deveria acontecer, além de todos os tópicos discutidos a conscientização e o respeito a ser aprendido sobre o meio ambiente é um grande passo na sociedade brasileira, que não deve ser coloca de lado.

    ResponderExcluir
  7. A Rio+20 é uma conferência das Nações Unidas realizada na cidade do Rio de Janeiro nos dias 13 a 22 de junho de 2012. Com objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
    Um dos marcos desejados pela Rio+20 é ser uma conferência com “o máximo possível de participação da sociedade civil”, diz Aguiar, repetindo o mantra que foi dito pelo governo. “Discutiremos o que será do planeta.”
    Essa conferencia é importante para todo o planeta, as gerações futuras viveram o resultado das nossas atitudes hoje.

    ResponderExcluir
  8. A Rio +20 é uma Conferência das Nações Unidas e foi realizada no período de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro. Tinha como pauta principal o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável, visando criar medidas para que o futuro das atuais e próximas gerações seja melhor. A ação e conscientização popular são muito importantes para que seja um projeto eficaz. Como sugestão, o Conselho Nacional de Educação apresentou a ideia de colocar nas universidades uma disciplina que diz respeito aos cuidados e às ações que devem ser feitas para que haja efetivamente o desenvolvimento sustentável. É um projeto a longo prazo, mas deve ser levado extremamente a sério, afinal, está nas nossas mãos o futuro das gerações que virão.

    ResponderExcluir
  9. Durante o período compreendido entre 13 e 22 de junho de 2012, o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, evento cujo principal objetivo foi a renovação do compromisso político com as ações sustentáveis, por meio da avaliação das falhas e progressos na implementação de medidas adotadas sobre o assunto pelos países envolvidos. Vinte anos após realização da Eco 92, primeira conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento sediada no país, desta vez os assuntos tratados relacionaram-se à estrutura institucional necessária para colocar em prática o desenvolvimento sustentável e à economia verde no contexto da erradicação da pobreza.

    Na prática, segundo vários especialistas, os avanços promovidos pela Conferência foram muito aquém da expectativa e da necessidade. Concretamente, foram alinhavados projetos por parte de diversas instituições não governamentais dos países participantes que montam a cifra de 500 bilhões de dólares. Os principais objetivos da Conferência, relacionados ao estabelecimento, pelos governos, de metas e respectivas alocações de recursos para cumpri-las, não foram atingidos. Podemos citar a falta dos principais países do G8 (apenas a França esteve presente), e controvérsias em relação aos conceitos de desenvolvimento sustentável e economia verde como problemas. Estudiosos apontaram, ainda, questionamentos quanto à influência da emissão de CO2 no processo de aquecimento global, gerando dúvidas acerca da direta relação entre a ação humana e os fenômenos naturais. Sendo assim, resta-nos a expectativa do maior engajamento dos governos envolvidos e da comunidade global, maior interessada.

    ResponderExcluir
  10. Sustentabilidade e vida
    A reunião dos povos, também conhecida com Rio +20, resultou em um documento que será entregue ao secretário geral da ONU, esse documento apresenta os principais assuntos discutidos durante as reuniões, além de apresentar as intensas mobilizações ocorridas durante o período de sua realização que foi do dia 15 ao dia 22 de junho de 2012.
    Essas mobilizações apresentam as convergências em torno das causas estruturais e das soluções mentirosa e por fim os principais eixos de luta para o próximo período.
    O principal objetivo da Conferência foi a confirmação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
    A partir de uma reunião onde existiram pontos negativos e pontos positivos, que o destino do meio ambiente e dos seres vivos através da sustentabilidade foi sendo definido. Cabe a todos esperar para saber se essa reunião terá um resultado positivo.
    Referencias bibliográficas:
    •http://www.rio20.gov.br/
    •http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20
    •http://www.rio20.info/2012/
    •http://www.rio20.info/2012/estados-membros-2

    Thaisa Maristânea de Andrade Vilas Novas

    ResponderExcluir
  11. A rio + 20 é uma conferência que tem como objetivo definir o comprometimento político de vários líderes mundiais com a sustentabilidade. Os dois temas foram: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
    Essa conferência tem fundamental importância no presente e no futuro de todos nós. Além de que cobra um posicionamento dos políticos que terão que promover um desenvolvimento de seus respectivos países sem agredir o meio ambiente. É um projeto a longo prazo, porém deve ser levado em consideração que esse é o momento em que definiremos o que ficará para as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  12. Rio + 20
    A Rio + 20 e uma conferencia no qual lideres de vários pais, participantes do setor privado e ONGs se reúnem com a ideia de refletir sobre o futuro que queremos dar para o nosso mundo nos próximos 20 anos.
    A conferencia pretende assegurar o comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, avaliando o que já foi feito com o que ainda vai ser tentado.
    Os principais temas da conferencia são a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  13. Desenvolvimento Sustentável( Rio +20), foi realizada 13a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, marcado assim pelos vinte anos de realização da conferência das nações unidas do meio ambiente, contribuindo para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
    Rio+20 tem o apoio de 25 instituições brasileiras e internacionais, e seu grande objetivo é o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Trazendo os seguintes temas principais " a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e "A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável".
    O sucesso depende de nós mesmos, pois o que fizermos agora receberemos no futuro, ou mesmo nossas futuras gerações, pois então pense coletivo, pense no próximo antes de afetar o meio ambiente. Ajude e teremos o futuro que nós queremos.

    ResponderExcluir
  14. De 13 a 22 de junho foi realizada no Rio de Janeiro mais uma reunião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, visando à renovação do compromisso político com o Desenvolvimento Sustentável. A Conferência teve dois temas em destaque que são possíveis temas de redação de vestibulares: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.”
    A Rio +20 também levanta vários questionamentos em relação ao estudo da Terra e como ela reage a nossa presença, o que é muito importante para um maior conhecimento de nosso planeta.

    ResponderExcluir