terça-feira, 19 de junho de 2012

Fechamento do lixão de gramacho

Pesquisar a localização, a importância e o que representa o fechamento deste lixão que já foi tema de filme.

Postagem até o dia 29/06

13 comentários:

  1. O Jardim Gramacho está localizado no munícipio de Duque de Caxias, considerado o maior aterro sanitário da Amética Latina. O local recebia mais de 7000 toneladas de lixo por dia.
    No ano de 2005, a prefeitura municipal decidiu cobrar uma taxa por cada caminhão de lixo que era despejado no aterro.
    Em 2008, foi previsto que 70% da aréa do aterro deveria ser interditada, devido a aparição de rachaduras no solo, que foi declarado instável desde 2004.
    A secretaria municipal do Ambiente declarou a necessidade do fechamento do Jardim em 2009.
    Novo anúncio da desativação do aterro sanitário foi feito em 15 de fevereiro de 2011. O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, o secretário municipal do meio ambiente, Samuel Maia e representantes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro se reuniram e anunciaram que o aterro sanitário de Gramacho seria desativado em dezembro desse ano.
    No dia 3 de Junho de 2012, o Jardim Gramacho foi fechado.
    Os catadores de lixo que trabalhavam no local, seriam capacitados para novas funções. Esse processo teria o investimento de 2 milhões de reais para atender cerca de 5 mil trabalhadores

    ResponderExcluir
  2. O lixão de Gramacho (na Baixada Fluminense) foi desativado no dia 3 de junho. Durante os 34 anos de funcionamento, se acumularam 60 milhões de toneladas de lixo no local, e agora o mais difícil do que fechar o lixão será evitar os problemas que todo este lixo pode provocar, como por exemplo, a emissão do gás metano, que e altamente inflamável, mas que pode ser convertido em energia, o aterro está localizado sob um mangue, e corre risco de parte dos resíduos verter sobre a Baia de Guanabara.
    Outro problema, não ambiental, mas social, que causará muito impacto ‘e o grande numero de pessoas sem capacidade para trabalhar. Por passar a vida apenas catando e vendendo lixo, a grande maioria que utilizava o lixão de Gramado como fonte de renda, não terá muita alternativa para sustentar a família.
    A revitalização da área demorará pelo menos 15 anos, e milhões de reais investidos na obra.


    Gabriela Giffoni Hasenclever

    ResponderExcluir
  3. O lixão de Gramacho foi fechado, foi instalado em 1976, mas está no limite do que suporta e pode ser que uma parte do lixo que foi acumulado durante anos no lixão como o solo é argiloso no lugar que antes era mangue, a qualquer momento pode desandar para dentro da Baia de Guanabara.
    O aterro fica no Município de Duque de Caxias, RJ, no bairro de Jardim Gramacho. Localizado ás margens da Baia de Guanabara e ocupa atualmente uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m².
    Outro impacto, pode ser a quantidade de pessoas que ficarará sem trabalhar. Além da sua importância da indicação para o Oscar de melhor documentário para Lixo Extraordinário vem sedimentar a proposta do artista plástico Vik Muniz, que era o de dar um sentido maior para as vidas dos catadores de lixo do Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina.

    Bruna Amantéa

    ResponderExcluir
  4. Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias, onde é localizado o maior aterro sanitário da América Latina. O local recebe por dia uma media de 7000 toneladas de lixo vindo também de mais dois municípios da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro. Gramacho possui 20 000 habitantes sendo 50% sobrevive de reciclagem, com baixas condições de vida, moram em barracos de madeira e papelão.
    O aterro de Gramacho passou por estudos técnicos realizados pela companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, obtendo o resultado de que esta condenado, apontando riscos de um grave desastre socioambiental. O local do aterro outrora era um mangue, com solo argiloso, deixando a desejar bem claro que a qualquer momento pode desandar para dentro da Baia de Guanabara.
    Para que o aterro de Gramacho fosse desativado havia uma grande preocupação relacionado aos catadores de lixo Então foi feita uma transparência das informações através da garantia de um espaço para discussão de políticas publicas para a inclusão social dos catadores de lixo que vai buscar trabalhar a coleta seletiva, a logística reversa e a cadeia produtiva da reciclagem no Rio de Janeiro de forma mais humana.
    A desativação de Gramacho estava prevista para 1998, mas a data foi adiada três vezes para 2000, 2004 e finalmente 2012. Com uma área de 1,3 milhões de metros quadrados, o encerramento começou gradualmente em abril de 2011. A iniciativa foi motivada após a implantação da política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS), que prevê o fechamento de todos os lixões no país ate 2014.
    Após o fechamento do lixão Gramacho ganhou projeção internacional com o documentário Lixo Extraordinário do artista plástico Vik Muniz, a produção retratou a realidade de catadores de lixo que trabalham no local.


    MAIOR LIXÃO DA AMÉRICA LATINA É DESATIVADO APÓS 34 ANOS

    http://www.youtube.com/watch?v=9PZo4OCXcMM

    ResponderExcluir
  5. O Jardim Gramacho, considerado o maior aterro sanitário da Amética Latina, era um local recebia mais de 7000 toneladas de lixo por dia.
    Em 2005 a prefeitura municipal decidiu cobrar uma taxa para certa quantidade de lixo que era despejado no aterro. Três anos depois foi foi dito que 70% da aréa do aterro deveria ser interditada, devido a aparição de rachaduras no solo, que foi declarado instável desde 2004.

    No dia 3 de Junho de 2012, o Jardim Gramacho foi fechado. Vários trabalhadores que tinha como ganha pão baseado no local, foram redirecionados para novas funções. O processo teve um investimento de aproximadamente 2 milhões de reais redirecionar cerca de 5 mil trabalhadores.

    ResponderExcluir
  6. Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias onde está localizado o maior aterro sanitário da América Latina. O lixão esta situado ás margens da Baia de Guanabara e ocupa atualmente uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m² . O local recebia, por dia, mais de 7000 toneladas de lixo.
    No dia 3 de Junho de 2012, lixão de Gramacho foi fechado. O aterro está no limite de sua capacidade e já apresenta sinais que, uma parte do lixo acumulado ali nos últimos 30 anos, pode desabar para dentro da Baia de Guanabara.
    Com o fechamento do lixão um grande número de pessoas que passaram a vida catando lixo no local perderá sua fonte de renda.

    ResponderExcluir
  7. Uma importância até agora desconhecida
    O aterro de Gramacho está localizado no bairro Jardim Gramacho no município de Duque de Caxias, RJ, apresenta uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m².
    Mais do que um local de liberação de todo o lixo de uma cidade, o lixão era onde diversas família tiravam o seu sustento e que teve suas atividades encerradas no dia 03 de junho de 2012, disponibilizando uma quantia em indenização aos que ali residiam.
    Através do documentário “Lixo Extraordinário” promovido pelo artista plástico Vik Muniz, o mundo todo pode ter acesso há um pouco da real importância do local, importância essa que foi citada acima, com isso o líder da Associação dos Catadores do Jardim Gramacho, ACAMJG, foi convidado a participar do Programa do Jô e a participar de propagandas da Coca Cola.
    Para muitos o lixão não tem importância alguma a não ser o local onde o seu lixo produzido é expelido, mas, daqui para frente às pessoas que precisavam daquele local ativo para sobreviver terá que buscar alternativas. Com isso, nota-se que o lixão tem sim uma importância.
    Referencias bibliográficas:
    • http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=265
    •http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/aterro-acabou-mas-lixo-nao-galpao-em-gramacho-serve-como-passagem-de-residuos-que-seguem-para-seropedica-5326373.html
    •http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2012/06/catadores-do-lixao-de-gramacho-fechado-este-mes-vao-ganhar-polo-de-reciclagem-1

    Thaisa Maristânea de Andrade Vilas Novas

    ResponderExcluir
  8. O Jardim Gramacho (localizado em Duque de Caxias, RJ) é considerado o maior aterro sanitário da América Latina e recebia 8.000 toneladas/dia, que já ameaçam sua integridade e apontam para riscos de um grave desastre socioambiental. A melhor imagem que se pode usar para descrever o que pode acontecer com o aterro é a de uma grande montanha de lixo sobre uma base gelatinosa – já que o solo é argiloso no local que outrora era mangue - que a qualquer momento pode desandar para dentro da Baia de Guanabara. Apesar de ter sido uma medida necessária para que não ocorresse um desastre, com o fechamento do lixão, diversas pessoas ficaram "desempregadas", afinal, eram catadores de lixo e que acabaram perdendo seu ganha pão.

    ResponderExcluir
  9. O lixão de Gramacho tinha em média mais de 1600 catadores de lixo, e com o fechamento do lixão, centenas de famílias terão que procurar como se sustentarão. Segundo a prefeitura, cada família receberá aproximadamente R$ 14.000,00 reais como indenização. Outra ação é a abertura de cursos profissionalizantes para essas pessoas, onde aprenderão um novo ofício, um novo modo de vida.
    O motivo pelo fechamento do lixão é a construção de uma Usina de Biogás no lugar, que vai transformar o metano, decomposição do lixo, em gás. Esse produto será enviado a Refinaria de Duque de Caxias para a produção de energia.

    ResponderExcluir
  10. Lixão de Gramacho
    O lixão de Gramacho fica situado no Município de Duque de Caxias, RJ no bairro Jardim Gramacho, o lixão de 1,3 milhões de m² esta perto de exceder sua capacidade, quase entornando para dentro da baia de Guanabara, onde fica perto, por isso foi fechado.
    Em trinta anos desde a sua criação o lixão recebeu cerca 25 milhões de toneladas de lixo e diariamente recebe ate 7000 toneladas sendo que 71% desse lixo vêm do Rio de Janeiro.
    O fechamento do lixão de Gramacho representa o fim de um crime ambiental por ter sido feito em uma região de manganês, consequentemente perto da baia da baia de Guanabara, mas alem disso representa o fim da fonte de renda de muitas pessoas que viviam do que encontravam em meio ao lixo, que se não tiverem o amparo do governo alas não terão muito que fazer.

    ResponderExcluir
  11. O Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho localiza-se no município de Duque de Caxias, RJ, no Bairro Jardim Gramacho na Baixada Fluminense. Ocupando uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m², o lixão é o destino da maior parte dos resíduos da capital Rio de Janeiro e das cidades metropolitanas de Duque de Caxias, Nilópolis, Mesquita, São João do Meriti e Queimados. O aterro representa um risco socioambiental por situar-se às margens da Baía de Guanabara e estar prestes a verter sobre suas águas. Construído sobre solo argiloso, anteriormente um manguezal, o lixão estava nos limites de sua capacidade e abrigava cerca de 1.600 trabalhadores informais, que recolhiam materiais recicláveis há mais de 30 anos.

    Em 03 de junho de 2012, a prefeitura do Rio anunciou o fechamento do lixão. O encerramento de suas atividades ocorreu em cerimônia no local, estando presentes a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e representantes dos municípios. Os catadores que trabalhavam no local terão indenização no valor de R$ 14 mil. Serão oferecidos cursos profissionalizantes junto à Cufa (Central Única de Favelas), visando compensar o fim das atividades do aterro. A medida será uma referência em termos de desenvolvimento sustentável, e servirá de exemplo para outros lixões do País. Será instalada uma Usina de Biogás no local, transformando o metano oriundo da decomposição do lixo em gás combustível.

    ResponderExcluir
  12. Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, situado no Município de Duque de Caxias, RJ, no bairro de Jardim Gramacho, 1º Distrito (Duque de Caxias) as margens da Baia de Guanabara, está encerrando suas atividades devido a estudos técnicos realizados pela Companhia de Limpeza Urbana do Rio de janeiro que constatou que o aterro está no limite de sua capacidade e já apresenta sinais que, uma parte do lixo acumulado ali nos últimos 30 anos, pode verter para dentro da Baia de Guanabara causando um grande desastre ambiental.
    O Aterro de Gramacho é considerado o maior aterro sanitário da América Latina, recebendo cerca de 80% do lixo produzido na região metropolitana do Rio de Janeiro, perto de 8.000 toneladas/dia. Também é muito importante para muitas famílias que dependem do lixo para viverem, ou seja, com a saída do lixão de lá essas famílias ficaram sem fonte de renda, que é mais um problema que o governo deve buscar solucionar.

    ResponderExcluir
  13. O lixão Gramacho, é o maior lixão à céu aberto da América Latina. O mesmo foi fechado após 34 anos de funcionamento.
    Com o fechamento do lixão, diversos problemas ambientais foram amenizados, e futuramente devem ser resolvidos; porém novos problemas, agora sociais, deram um ar de tristeza ao fechamento do lixão. Diversos trabalhadores que sobreviviam em condições sub humanas, mas, tinham o lixão como sua "vida", deixaram de trabalhar e procuram com enorme desespero uma saída para tal fato, e a busca pela sobrevivência.

    ResponderExcluir