terça-feira, 13 de novembro de 2012

Eleições norte americanas

Leia e comente o processo eleitoral ocorrido na última semana nos EUA.

Em seu texto enfatize a importância da eleição dos EUA para o povo
americano e para o mundo.
Explique por que o líder deste país é referência para tantos outros.

Escreva o que o povo americano espera do novo presidente eleito.


Seus comentários devem ser postados até o dia 25/11/12.

10 comentários:

  1. "Numa eleição disputadíssima, em que mais uma vez o estado de Ohio teve importância fundamental, o presidente americano Barack Obama foi reeleito para mais quatro anos à frente da Casa Branca ao derrotar o republicano Mitt Romney. Passava um pouco das 2h da madrugada quando as redes de televisão projetavam a vitória do democrata, superando os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral."
    - Jornal do Brasil 07/11/12
    A eleição do presidente norte americano, Barack Obama representa para os Estados Unidos a vitória da democracia na politica dos E.U.A, muitos imigrantes comemoram a vitoria de Obama por sua politica governamental de apoio ao imigrante, o apoio aos trabalhadores e mulheres também favoreceu sua vitória.
    Para o mundo essa vitoria representa os rumos econômicos e políticos que o mundo irá tomar,e a interação dos americanos com o restante do mundo. Os lideres mundiais esperam que Obama impulsione a economia global e multilateralismo pelo fato de Obama ser um politico transparente e previsível.
    O povo americano espera com a eleição de Obama um governo com uma maior assistência social e o cumprimento das metas estabelecidas pelo candidato eleito.
    Samuel Robert

    ResponderExcluir
  2. No dia 6 de novembro de 2012, terça feira, Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos. A 57ª eleição norte americana, disputada pelo democrata Obama e pelo republicano Mitt Romney, marcou-se pela acirrada disputa entre os dois principais candidatos.

    Mitt Romney foi eleito na maior parte dos Estados enquanto Obama obteve maior número de votos nos Estados mais populosos e com mais representantes no Colégio Eleitoral. Diferente do Brasil, onde as eleições são diretas, nos Estados Unidos o chefe de Estado é eleito por representantes eleitos pela população, os delegados. Cada Estado possui suas particularidades quanto aos métodos eleitorais. Em alguns deles, além das eleição presidencial, houve plebiscitos que decidiram questões polêmicas (como o casamento homossexual e o uso medicinal da maconha, aprovados em Washington) e eleição de xerifes e juízes.

    Obama saiu vitorioso no Estados mais desenvolvidos, mais cosmopolitas, que reúnem as maiores e melhores universidades e centros tecnológicos. O presidente reeleito contou com o apoio das minorias que se fizeram maioria no processo eleitoral (comunidade LGBT, negros, hispânicos, etc.), enquanto Romney apresentou maior popularidade na região central do país, entre grupos conservadores, religiosos, que se posicionam contra questões chaves discutidas (o aborto e a presença de imigrantes no país, por exemplo).

    A reeleição de Obama é positiva para o governo brasileiro. Dilma e Obama mantêm bom diálogo e os EUA apresentam interesses econômicos no Brasil, país que se desenvolve economicamente e cresce em consumo. A eleição do líder norte americano é, ainda, de grande importância a nível global, uma vez que as decisões tomadas pela maior potência mundial refletem de diferentes formas em todos os países.

    ResponderExcluir
  3. Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos no dia 6 novembro de 2012. A eleição foi disputada pelo democrata Obama e pelo republicano Mitt Romney, e teve-se como marca a acirrada disputa entre os dois candidatos.
    A eleição do presidente norte americano, Barack Obama representa para o país a vitória da democracia. Obama tem uma politica governamental de apoio ao imigrante, o apoio aos trabalhadores e mulheres o que também favoreceu sua vitória.


    Essa vitória representa para o mundo os rumos econômicos e políticos que irá tomar,e a ligação dos americanos com o restante do mundo. A esperança que Obama impulsione a economia global e multilateralismo pelo fato de Obama ser um politico transparente e previsível é enorme.
    O povo americano espera com a eleição de Obama um governo com uma maior assistência social e o cumprimento das metas estabelecidas pelo candidato eleito. Um dos fatos talvez decisivos para vitória do presidente foi a assistência rápida e eficiente dada as vítimas do furacão Sandy.

    ResponderExcluir
  4. O processo eleitoral norte americano de 2012 foi marcado pela reeleição do primeiro presidente negro e 44º na linha de sucessão da maior potência mundial. Em meio a crise,Obama venceu seu oponente republicano e ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Um pioneiro em utilizar politicamente as redes sociais, o democrata Obama fez uma campanha mais pragmática e menos apelativa em relação a 4 anos atrás, principalmente por causa do abalo gerado pela crise econômica em seu mandato. Neste ano, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos tentou encontrar uma nova mensagem para atrair simpatizantes que, há quatro anos, na grande campanha realizada junto a bases eleitorais, repetiram sua oratória baseada no "Yes We Can" ("Sim Nós Podemos").Sob o lema "América avança", no entanto, a atual campanha de Obama buscou ecoar o mesmo entusiasmo do pleito anterior, afirmando que o país "precisa proteger o progresso conquistado". Esse quadro preocupante para a nação mais rica do mundo de crise econômica, baixo crescimento e índices variáveis de desemprego sintetizam as expectativas do povo americano em relação aos próximos 4 anos de mandato de Barack Obama. O presidente eleito ganha alta representatividade tanto em escala nacional quanto em relação ao plano internacional. Visto que não só por uma vertente econômica, o presidente norte americano exerce alta influência no cenário político como mediador de tensões internacionais devido ao destaque do país na ONU sendo um dos detentores do poder de veto no conselho de segurança, além da supremacia militar.

    ResponderExcluir
  5. No dia 6 de novembro de 2012, Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos. Disputada pelo democrata Obama e pelo republicano Mitt Romney, ficou marcada pela acirrada disputa entre os dois principais candidatos. A vitória de Obama representa o caráter democrático do mesmo. O presidente mantém uma política governamental de apoio ao imigrante, aos trabalhadores e mulheres, o que teve grande peso para sua vitória. Essa nova conquista é uma pré definição de que rumos os setores sociais e econômicos irão seguir. As demais sociedades esperam que Obama impulsione a economia global, por ser um político extremamente transparente e por ter se mostrado eficiente em seu mandato. Além da reeleição ter sido positiva para os EUA, é boa para economia global, e também para o Brasil, que mantém um diálogo amigável com o país norte americano e que tem interesses no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Se não foi a mais acirrada eleição da história americana, provavelmente foi uma das mais. O democrata Barack Obama venceu o candidato republicano Mitt Romney com 51% dos votos e mantém suas políticas e medidas cujas quais podemos classificar algumas como polêmicas. Em seus 4 passados anos de mandato Obama defendeu que os mais ricos do pagassem uma parcela "justa" dos impostos para reduzir o déficit de US$ 1 trilhão no orçamento federal e manter programas sociais, reformou o sistema de saúde americano, Obama foi o responsável por aumentar o número de soldados no Afeganistão, que chegaram 100 mil tropas, hoje são 88 mil que assustam quem se lembra de seus discursos anti guerra antes de sua primeira eleição. Com bons debates e boas propostas de ambos os lados em discursos e pronunciamentos acredito que ambos os candidatos teriam sido uma boa escolha para o país, claro que cada um governaria de maneira diferente, dando mais ou menos ênfase a determinados assuntos, mas confesso que senti um pouco de inveja dos americanos, que podem escolher entre dois candidatos, dois partidos, dois lados da política, e ambos serem boas alternativas. No Brasil possuímos 30 partidos e quase nenhum parece estar bem decidido quanto a sua posição ou interesses. Nos vangloriamos de possuir o melhor sistema de votação do mundo, mas me parece que esquecemos de procurar pelos melhores candidatos.

    ResponderExcluir
  7. Barack Obama, o primeiro negro a ser presidente dos Estados Unidos, foi reeleito presidente da maior economia do mundo. Seu principal concorrente foi o republicano Mitt Romney, que foi eleito na maior parte dos estados enquanto Obama obteve maior número de votos nos estados mais populosos e com mais representantes do Colégio Eleitoral. Ao Contrário dos Brasil as eleições nos Estados Unidos são feitas de forma indireta, onde o chefe de Estado é eleito por representantes da eleitos pela população, os delegados. As demais sociedades esperam que o presidente reeleito impulsione a economia global por ser um político transparente e ter se mostrado eficiente. A reeleição além de ter sido bom para os Estados Unidos, é boa para a economia global e para o Brasil, que mantém um diálogo amigável com o país norte americano.

    ResponderExcluir