terça-feira, 13 de novembro de 2012

ONG,s

Existem atualmente diversas ONG's que atuam nos mais diferentes setores da sociedade.

Pesquise sobre essas organizações e escreva qual é o papel exercido por elas explicando

qual é a relação entre ONG e Estado.

Será que a ação das ONG's minimiza a responsabilidade do Estado em alguns segmentos?

Você faria parte de uma ONG? Justifique sua resposta.


Faça seus comentários até o dia 25/11/12.

10 comentários:

  1. As organizações não governamentais, também conhecidas pelo acrônimo ONG, são associações do terceiro setor da sociedade civil, que se declaram com finalidades publicas sem fins lucrativos, desenvolvem ações em diferentes áreas geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.
    Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receber financiamentos e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.
    Eu faria parte de Ongs relacionadas a defesa e direito dos animais.
    Samuel Robert

    ResponderExcluir
  2. ONGs são organizações não governamentais independentes que possuem fins solidários sem ideais lucrativos, organizadas pelo terceiro setor sociedade civil.
    Geralmente as ONGs são criadas porque o governo não consegue atingir toda a população a mercê das drogas violência prostituição e etc .Por sorte temos pessoas de boa índole que procuram ajudar essas pessoas por livre espontânea vontade sem nenhum incentivo.

    ResponderExcluir
  3. ONG tem como significado,organizações não governamentais (sem fins lucrativos). Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.
    As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado.
    As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.
    Adoraria fazer parte de uma ONG, pois elas dão assistência as classes socias pouco favorecidas pelo estado, e vão além do que o Estado pode oferecer quebrando barreras para ajudar os poucos favorecidos, e não só eles mas também como áreas ecológicas e vários outros setores em que hajam essas instituições atuando.

    ResponderExcluir
  4. As ONGs são organizações não governamentais, sem fins lucrativos, que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxilia-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. No Brasil, elas ganharam força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Mas foi a partir da década de 90 que surgiram as principais organizações não governamentais no país como o Instituto Ethos (1998) e a Rede de Ong’s da Mata Atlântica (1992) que reúne cerca de 312 instituições em 16 estados.

    ResponderExcluir
  5. ONG’s são organizações não governamentais que atuam no terceiro setor da sociedade civil. São instituições sem fins lucrativos que agem em torno de causas públicas como a questão ambiental, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, desenvolvimento sustentável, etc. Estes grupos caracterizam-se por práticas solidárias, voluntárias (na maioria dos casos) e pelo exercício de pressões políticas a favor de populações excluídas da cidadania.

    As ONG’s obtêm recursos por meio de financiamento dos governos e empresas privadas, doações feitas pela população e comércio de produtos. Sua importância é tal que o governo FHC aprovou, em 1999, a Lei 9790/99, que criou as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público com o objetivo de implementar políticas públicas através de parcerias com as ONG’s.

    Seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente, no intuito de complementar a ação do governo ou suprir sua ausência. Em momento algum as ONG’s minimizam a responsabilidade do Estado nestes segmentos. Eu gostaria de participar de alguma ONG que atua no setor da Educação, oferecendo força de trabalho ou outros tipos de contribuição. Acredito na eficiência do trabalho das ONG’s e acho que cada um de nós deve fazer sua parte no tocante ao desenvolvimento social.

    Referências bibliográficas (Acesso em 25/11/12)



    ResponderExcluir
  6. As Organizações Não Governamentais são entidades do Terceiro Setor, ou seja, são da sociedade civil e de caráter privado, sua função é desenvolver trabalhos que não visam retorno financeiro lucrativo. O leque de atuação das ONGs é bem diversificado: social, saúde, ambiental, grupos de proteção à mulher, tratamentos de dependentes químicos. Muitas delas atuam como complemento da atuação estatal. Entretanto, a participação das ONGs em diversos setores não minimiza a responsabilidade do Estado nestes segmentos e sim, evidencia a deficiência de solução e melhorias do Estado em determinadas áreas. A arrecadação de fundos das ONGs se baseia em doações dos sócios, além de algumas receberem apoio de instituições públicas e privadas.

    A relação das ONGs e o Estado é baseada na ajuda mútua contando com a destinação de recursos financeiros governamentais que garantem a manutenção dessas instituições visando o bem estar da população em vários aspectos. Faria parte de uma ONG, pois a forma de trabalho buscando a primazia social é de extremo valor para um país que almeja ser considerado de primeiro mundo e também questões que envolvem o âmbito mundial.

    ResponderExcluir
  7. As ONG’s (Organizações não governamentais) são organizações formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como missão a resolução de algum problema da sociedade, seja ele econômico, racial, ambiental, e etc, ou ainda a reivindicação de direitos e melhorias e fiscalização do poder público.
    Também chamado “terceiro setor”, embora essa definição não seja muito clara, as organizações sem fins lucrativos são particulares ou públicas, desde que não tenham como principal objetivo a geração de lucros e, que se houver geração de lucros, estes sejam destinados para o fim a que se dedica a organização não podendo este ser repassado aos proprietários ou diretores da organização.

    As organizações da sociedade civil são uma forma de suprimir as falhas do governo com relação à assistência e resolução dos problemas sociais, ambientais e até mesmo econômicos podendo também auxilia-lo na resolução desses problemas embora isso seja uma característica um tanto quanto negativa, pois expressa o distanciamento do governo com relação às suas responsabilidades para com a sociedade. As organizações têm ainda a capacidade de despertar o civismo e a cooperação social nos seus participantes. Constituindo uma forte ferramenta de mobilização social, as organizações da sociedade civil contribuem para a manutenção da democracia uma vez que possibilita a manifestação dos interesses das minorias. Comprovadamente, qualquer pessoa que integre alguma organização civil possui maior consciência política e é mais participativa nas questões que envolvem decisões públicas e/ou afetem a sociedade como um todo mesmo que o fim de tal organização não seja político.

    No Brasil, as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganham força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Mas foi a partir da década de 90 que surgiram as principais organizações não governamentais no país como o Instituto Ethos (1998) e a Rede de Ong’s da Mata Atlântica (1992) que reúne cerca de 312 instituições em 16 estados.
    Não sei se participaria de uma ONG, mas estarei sempre disposta a ajuda o próximo!

    ResponderExcluir
  8. As ONGs, Organização Não Governamental, possuem uma função social e política em determinada sociedade ou comunidade, onde estão ligadas por meio de atos de solidariedade; Possui uma estrutura formal e legal; Não tem fins lucrativos; e possuem uma considerável autonomia. Atua em diversas áreas, tais como meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras. Uma ONG pode atuar em vários campos, de várias formas, com objetivos diferenciados, com missões institucionais muito variadas. Estas têm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral, através de doações. Grande parte da mão de obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.
    Os serviços de uma ONG chegam em locais em que o Estado é pouco presente com intuito de suprir e complementar sua ausência. Em nenhum momento as ONGs diminuem as responsabilidades do Estado, apenas dão um auxílio a mais. Eu gostaria de fazer parte de uma ONG, onde ofereceria o meu trabalho em função de ajudar a sociedade e não obter um fim lucrativo.

    ResponderExcluir