domingo, 4 de abril de 2010

Geonotícias: 12 anos em poder das FARC´s

O Exército brasileiro participou na última semana do resgate de um soldado colombiano que estava há 12 anos em poder da guerrilha colombiana. O resgate ocorreu no território daquele país em áreas cobertas pela floresta Amazônica. A partir dos estudos já realizados sobre a guerrilha, faça um texto refletindo sobre a atuação da FARC na atualidade, considere a região que ela ocupa, a instabilidade que provoca entre os alguns países latino-americanos e sua atuação de destaque na narcotráfico mundial.

Geo-Lu

6 comentários:

  1. As FARC estão presentes no território colombiano, principalmente nas selvas do sudeste e nas planícies localizadas na base da Cordilheira dos Andes.
    São consideradas uma organização terrorista pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados Unidos, Canadá e pela União Européia. Os governos de Equador, Bolívia, Brasil, Argentina e Chile não lhes aplicam esta classificação.
    Passou de guerrilha armada para terroristas. No começo eles queriam derrubar uma democracia. Porém, o Brasil é o melhor modelo no continente, então eles queriam derrubar um governo para implantar uma ditadura militar. Quanto mais o tempo passava, mais eles perdiam seus ideais de revolução armada. Passaram a ser narcotraficantes, terroristas e seqüestradores. Estavam recebendo apoio político e de logística de dois países. Estes mesmos que querem passar por cima de seus cidadãos mudando a constituição de seus países a fim de formarem as neo-ditaduras latinas.
    Apesar de participarem do tráfico de drogas, os membros das FARC não as podem consumir. O uso de alguma droga representa um grave crime na organização, punido severamente.

    Ana Luisa C., Ana Luiza L., Bruna, Hellen e Letícia

    ResponderExcluir
  2. Não se esqueçam de colocar a fonte, ou seja, de onde vocês retiraram estas informações.

    ResponderExcluir
  3. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia(FARC),são uma organização de bases comunista que foram criadas em 64 como aparato militar do Partido Comunista Colombiano(no auge ditatorial na América Latina financiado pelos EUA). Enquanto originaram-se como um puro movimento de guerrilha, a organização já na década de 1980 envolveu-se no tráfico ilícito de entorpecentes, o que provocou a separação formal do Partido Comunista e a formação de uma estrutura política chamada Partido Comunista Colombiano Clandestino.
    A Organização se sustenta com a venda de mercadorias ilícitas,tais como armas e drogas.E a falta de controle do governo sobre tais atividades é explícita,uma vez que,a proporção do grupo já superou as forças governamentais,tanto em domínio territorial,quanto em poder bélico.
    O problema das FARC no Brasil é a questão fronteiriça,uma vez que o estado da Amazônia faz fronteira com o país e principalmente,faz fronteira com as regiões tomadas pelas FARC. E a Amazônia,com toda a sua dificuldade de acesso,devido à floresta gigantesca que engloba,junto,ainda aos seus rios de difícil navegação,serve de esconderijo e até de “cativeiro” para os membros da FARC e seus reféns,que geralmente são pegos para serem trocados por algum benefício.
    E o Brasil,querendo ou não,tem que resgatar reféns e proteger de invasões a fronteira Brasil-Colômbia situada na Amazônia.
    Mas,como sempre,os EUA interferiram no problema colombiano alegando a entrada de drogas no país,e como se não conseguisse tomar conta da entrada de produtos ilícitos nas próprias fronteiras,criou,junto ao governo da Colômbia o Plano Colômbia.
    Porém,com soldados norte americanos na Colômbia,sobra,ainda sim,para o Brasil,pois o índice de biopirataria na Amazônia tem apresentado alta depois da intervenção americana no problema civil da Colômbia.
    Fugindo,momentaneamente ao assunto “FARC”,vale dar uma certa importância a quantidade de dinheiro que o Brasil gasta por ano para comprar remédios norte americanos patenteados,enquanto esses remédios estão sendo retirados de plantas que são encontradas no próprio país e que são roubadas para depois,serem vendidas em fórmulas para a sobrevivência do brasileiro doente.
    A atenção do país deve ser maior em relação a essa região de fronteira,pois as FARC devem ser controladas,para que não acabem por ocupar a região,que pertence ao Brasil,que não tem nada a ver com os problemas colombianos.
    Vale exaltar ainda,o principal motivo da organização ainda não ter promovido um ataque ao governo e tomado logo o poder.Pois em primeiro lugar,os membros revolucionários,apesar de bem equipados contra o governo, sabem que não tem força suficiente para derrotar a grande potência norte americana,que,com certeza irá interferir no conflito.E depois,o narcotráfico e a venda de armas gera um capital muito grande para a organização,e uma vez no poder,não poderá mais praticar tais atividades ilícitas,não tendo como se sustentar e sustentar seu exército.

    Fonte de informações:http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_Armadas_Revolucion%C3%A1rias_da_Col%C3%B4mbia

    Grupo:Rafaela,Matheus Dominick,Matheus Henrique,Caroline,Jéssica,Rafael.

    ResponderExcluir
  4. Comandada pelos Estados Unidos, a "guerra às drogas" consiste, na prática, em eliminar a produção nos países em vias de desenvolvimento - ou seja, a parte "oferta" da equação -, em vez de atacar o consumo nos países ricos: o lado da "demanda".

    A operação multinacional visa combater o plantio e a produção de cocaína na Colômbia.



    O Problema

    Diferentemente do que ocorreu na Bolívia e no Peru, a Colômbia viu aumentar o número de plantações ilícitas em seu território. O país carrega atualmente o título de maior produtor de cocaína. Os plantios de coca ocupam cerca de 120 mil hectares, 20% a mais do que em 1988. As lavouras da droga empregam 300 mil agricultores, principalmente no sul do país. A estimativa do governo norte-americano é de que 80% da cocaína e dois terços da heroína consumida no país sejam produzidas na Colômbia.



    O que é?

    O Plano Colômbia é uma estratégia do governo para combater o narcotráfico, alcançar a paz com os grupos guerrilheiros, reativar a frágil economia nacional e promover o desenvolvimento das regiões pobres do país. A iniciativa foi lançada em setembro de 1999.



    Os recursos

    Sua aplicação custará US$ 7,5 bilhões, divididos com EUA, Japão, União Européia e Canadá. Os EUA entrarão com US$ 1,3 bilhão, uma equipe de instrutores militares que treinarão grupos especiais do exército colombiano, e empréstimo de 60 helicópteros e uma equipe de 500 militares.

    As medidas

    As missões devem equipar e treinar três batalhões de mil homens cada, erradicar pontos de tráfico e plantações de cocaína e destruir laboratórios de produção da droga.

    A guerrilha

    Os grupos guerrilheiros de esquerda Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, de orientação marxista) e o exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista) se opõem à ajuda americana, alegando que os EUA estariam utilizando o Plano Colômbia, como pretexto para uma intervenção militar no país. Segundo os guerrilheiros, os americanos querem invadir o país usando como pano de fundo o combate ao narcotráfico.

    Riscos aos vizinhos

    Argentina, Brasil, Equador, Panamá, Peru e Venezuela temem que o uso de força militar contra os cartéis colombianos acabe "exportando" uma guerra civil não declarada, que já dura 40 anos. Na Colômbia, os grupos guerrilheiros estão intrinsecamente ligados ao narcotráfico. O temor brasileiro é de que os guerrilheiros e traficantes possam tentar cruzar a fronteira, refugiando-se na Amazônia. Na Venezuela, poderia ocorrer a transferência do plantio de coca para o país. Já no Equador e no Peru, o receio é de que 50 mil refugiados tentem se exilar nesse país.



    Fonte: estudeonline.net

    Grupo Birukinha (arthur, Gustavo Alcici, Daniel Viana, daniel Medeiros, Marco Aurelio e Luciano

    ResponderExcluir
  5. O refém há mais tempo em poder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi libertado na tarde desta terça-feira (30), depois que os guerrilheiros o entregaram a uma missão humanitária transportada por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), no sul da Colômbia.

    As FARC's atuam em um área de difícil acesso, bem no meio da mata Amazônica na área da Colômbia,assim como eles tem total domínio da área ninguém acha seus esconderijos, e podem manter reféns como o militar colombiano por 12 anos em cárcere privado quem ninguém os acha.

    A solução seria um treinamento de exercito na áreas da floresta para poder ficar mais fácil a atuação dele contra as FARC's, ai não haveria prisioneiros assim de tanto tempo.


    Grupo:Guilherme, Victor, Gustavo, Leonardo, Pedro

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, foi recomendado que vocês redijissem com suas próprias palavras os comentários. Alguns grupos não seguiram essas orientações, vocês podem e devem pesquisar em diferentes fontes, entretanto o objetivo desse trabalho é que vocês mesmos escrevam o que pensam sobre o assunto. Transcrever com as mesmas palavras partes de textos de terceiros requer o cuidado de citar as fontes de ondem forma retirados, percebi que muitos tiveram esse cuidado, porém, nas próximas postagens, fiquem atentos ao redijirem os texto dando prioridade as suas idéias e a redação do grupo.

    ResponderExcluir