domingo, 4 de abril de 2010

Geonotícias: Atentado no metrô de Moscou

Na última semana, ocorreu em Moscou, capital da Rússia, um atentado que pode ter ligação com grupos terroristas locais.
Tendo como base os estudos já realiazados sobre os conflitos nessa região, RELACIONE o fato ocorrido no metrô de Moscou com o desejo de liberdade da região da Chechenia.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Chechênia é uma das repúblicas da Federação Russa (o maior país do mundo, que engloba diversas culturas).Esta, sempre se sentiu ideologicamente diferente da Rússia, já que é de maioria muçulmana.
    Este estado, sempre aspirou ser um país independente, e se aproveitou da fragilidade Russa, durante o fim da Guerra Fria, e a desfragmentarão da ex-URSS, para propor a sua também independência.
    Em 1991, a Chechênia declarou independência da Rússia, mas o ex-presidente russo Boris Yeltsin esperou até 1994 e enviou tropas à região, para restaurar a autoridade de Moscou. A primeira guerra da Chechênia terminou com a derrota das forças russas em 1996.
    Em 1999, o então primeiro-ministro russo Vladimir Putin deu início a uma "operação antiterrorista", que desencadeou em uma onda de atentados contra Moscou e em outras partes da Rússia. Putin atribuiu os ataques a rebeldes chechenos.
    A população da Chechênia busca sua independência, e enquanto esta não é aceita pela Rússia, eles promovem atentados terroristas, a fim de intimidar o país e ter a tão sonhada independência.
    Após alguns anos, foi aprovada uma nova Constituição que dava a Chechênia maior autonomia, mas estipulava que a república continuaria integrando a Rússia. A eleição presidencial poderia ser realizada, apesar da crescente violência e da presença de milhares de soldados russos na Chechênia. A chechênia não aceitou a proposta, ja que quer ter a independência COMPLETA.
    Diversos atentados suicidas a bomba contra alvos russos têm sido realizados desde o cerco de um teatro de Moscou em 2002, quando militantes chechenos tomaram centenas de reféns.
    O estado Russo, não pode dar a independência a Chechênia, já que esta, poderia servir de exemplo para outras régios que aspiram pela separação, sendo assim, a paz é praticamente impossível.

    GRUPO: Caroline, Jéssica, Rafaela, Matheus Dominick, Matheus Henrique, Rafael.

    ResponderExcluir