domingo, 4 de abril de 2010

Geonotícias: Presidente Lula no Oriente Médio

Em visita aos países do Oriente Médio o Presidente Lula fez algumas declarações a respeito de diversos assuntos polêmicos a nível mundial. Entre eles podemos citar o programa nuclear do Irã, a construção de casas para judeus na cidade de Jerusalém e a criação de um Estado Palestino. Faça um texto relatando o porque essas declaraçãoes são consideradas polêmicas. No seu texto deve haver informações consistentes sobre o assunto.

Geo-Lu

2 comentários:

  1. O presidente Lula fez uma visita de Estado de Israel. Seguiu depois para os territórios palestinos e para a Jordânia. Antes, apenas o imperador Dom Pedro 2º havia passado por Jerusalém como governante de um país. Chegou ali em 1876, quando não existiam o atual Estado judaico e a ocupação israelense de terras árabes, motivo de uma guerra que parece sem fim.
    Saudado pelo jornal israelense Haaretz como "o profeta do diálogo", e agora amigo do Irã de Mahmoud Ahamadinejad , o presidente brasileiro tenta se colocar como possível mediador do conflito. Resta saber se vão querê-lo nesse posto.
    A iniciativa do presidente Lula é muito promissora, já que teve a disposição de ir ao Oriente Médio para tentar mediar o conflito de palestinos e árabes que já é de muito tempo. Não é fácil resolver tal problema, pois depende das duas partes (Palestinos e Árabes) mas com pessoas com intenção de ajudar como o Lula ajuda muito para uma possível solução desse conflito,pois assim os governantes veem que isso tem que ter um fim e fazem um esforço para entrarem em acordo.

    Grupo:Guilherme, Victor, Gustavo W, Leonardo, Pedro

    ResponderExcluir
  2. Em visita ao Oriente Médio, Lula disse ser a favor ao programa nuclear do Irã,desde que este seja usado para fins pacíficos e respeite os acordos internacionais.
    Em relação aos conflitos na Palestina, Lula afirmou que o Brasil tem interesse numa solução justa,reconhecendo o direito de existência do Estado de Israel em paz e segurança, o alívio da situação humanitária na Faixa de Gaza, inadimitindo a expansão nos assentamentos e dando ênfase á necessidade urgente da implementação de dois Estados.Lula também disse que não haverá paz no Oriente Médio, enquanto a ONU, que foi a organização responsável pela criação do estado de Israel, não assumir as negociações de paz.O presidente brasileiro se mostrou a favor da construção de casas para judeus na cidade de Jerusalém citando o exemplo do Brasil, onde árabes e judeus vivem em harmonia. Lembrou ainda que a América Latina é um continente livre de armas nucleares e disse que acha que isso também pode se repetir no Oriente Médio, por meio do diálogo, numa referência indireta ao Irã.
    Após seu discurso, Lula foi criticado, pois alguns governos são contra o programa nuclear iraniano, que desafia a ONU, a qual prega a suspensão do enriquecimento de urânio no país, porque a tecnologia usada para enriquecer urânio para uso combustível como energia nuclear também pode ser usada para enriquecer o urânio ao nível necessário para a produção de uma explosão nuclear.

    Fonte:g1.globo.com/

    Grupo: Birukinha (Arthur, Gustavo Alcici, Daniel Viana, Daniel Medeiros, Marco Aurélio e Luciano

    ResponderExcluir