terça-feira, 8 de maio de 2012

Diamante de Sangue.


O filme Diamante de Sangue retrata a triste realidade de muitos países do continente africano. Nele pode ser observado o recrutamento de crianças que usados como soldados, o tráfico de armas, a fome e a miséria de uma povo que vive em um país (Serra Leoa) rico em diamantes.

Estabeleça uma comparação entre o filme e a realidade vivida pelo povo africano em geral destacando os povos ilustrados pelo filme.

O seu comentário deve ser feito até o dia 21/05/2012.

7 comentários:

  1. O filme Diamante de Sangue retrata a realidade de muitos africanos atualmente. Suas condições de vida e saúde são precárias. Na África há muitos conflitos entre etnias que convivem no mesmo território devido a retalhação do continente pelos Europeus, que não respeitaram suas culturas e costumes, separaram povos de mesma cultura e deixaram vivendo num só "espaço" povos de etnias diferentes. Desse modo ocorreram e ocorrem constantemente conflitos na África por causa de desentendimentos entre povos diferentes. No filme "Diamante de Sangue" as pessoas trocam diamante por armas poderosas,já que a África é rica em metais preciosos, a fim de as usarem nos conflitos africanos.

    Clara M. Veiga

    ResponderExcluir
  2. Nathália Perdigão8 de maio de 2012 às 10:54

    O filme diamante de sangue relata a busca por diamantes no território africano, para tentar estabelecer uma troca de armas. Mas não é apenas isso, também mostra a realidade de muitas famílias africanas antigamente e atualmente. Mostra a precariedade da moradia, a falta de comida, muitas doenças, alto índice de mortes, grandes conflitos entre povos de culturas e religiões diferentes devido à divisão artificial feita pelos europeus no século XIX.

    ResponderExcluir
  3. O filme "Diamante de Sangue" retrata friamente a realidade do povo africano e também a excessiva troca de diamantes por armas. A África é um continente rico em metais preciosos e por isso existe uma competição para a dominação desse território. Além das disputas entre alguns países para a dominação desse território, existem conflitos dentro do próprio continente entre as diversas etnias. Tais conflitos devem-se à divisão feita pelos europeus no século XIX, que deixou povos de diferentes etnias, culturas e religiões em mesmo território.

    ResponderExcluir
  4. A história do filme Diamante de Sangue toda se passa em Serra Leoa e mostra a violência da guerra que se passa no país, com conflitos constantes entre o governo e a Força Unida Revolucionária (FUR).
    Os motivos que são responsáveis pelos conflitos armados no continente africano derivam do processo de colonização e independência dos países africanos o que indica diretamente as consequências que atinge o continente nos aspectos econômico e social da população.
    Os colonizadores europeus na África, mantiveram somente os interesses próprios, da Metrópole,sendo assim a divisão territorial do continente não levou em conta as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversos povos muitas vezes rivais foram colocadas em um mesmo território, enquanto que grupos de uma mesma etnia foram separados.

    ResponderExcluir
  5. O filme "Diamante de Sangue" se assemelha muito a realidade vivida pelo povo africano durante a Guerra Civil da Serra Leoa no final década de 90, pois representa fielmente o recrutamento de crianças para a FRU, que era feito a força e as estas eram incentivadas a aceitar e entender os ideias do grupo, quando o filho do personagem Solomon Vandy é tirado dos cuidados de sua mãe; o sequestro de homens para a extração de diamantes dos rios de Serra Leoa, quando, no início do filme, o mesmo personagem (Solomon Vandy) é levado e forçado a trabalhar neste ramo; o tráfico de armas é retratado quando o personagem Danny Archer chega dizendo que é um contrabandista e que está ali para negociar; a fome e a miséria são fatos, que mesmo sendo retratados com clareza e em várias partes do filme, são nocivos e conhecidos por todo o mundo. Uma questão que o filme mostra também é a falta de "leis". O personagem de Leonardo DiCaprio está andando nas ruas da cidade e uma menina (uma adolescente) lhe oferece programa. Nesta hora, o cenário está cercado de meninas semelhantes.
    O filme é bem fiel, possui uma ótima produção e retrata uma triste realidade. E todos esses fatos resultaram em uma triste África, a qual conhecemos hoje, a realidade que é vivida, que o mundo vê e mas ninguém faz nada.

    ResponderExcluir
  6. O filme Diamante de Sangue critica e mostra alguns aspectos de vida do continente Africano, como, a péssima qualidade de vida, a corrupção
    de diamantes para a troca em armamento e o modo em que as crianças são educadas.
    Mostra também uma crítica às mulheres do continente, mostrando-as como se fossem prostitutas.
    Apesar do filme fazer ênfase à Serra leoa, esse ‘’ exemplo’’ serve para vários outros países da África pois, apesar de ter um continente com muitas riquezas materiais é um país pobre economicamente.

    ResponderExcluir
  7. O filme “Diamante de Sangue”, foca a guerra civil da década de 90, em Serra Leoa, África. Tem como personagem principal Leonardo DiCaprio, interpretando o papel de umex-soldado branco, Danny Archer, que se tornou num ganancioso contrabandista de diamantes, cujo destino é serem trocados ilicitamente por armas.
    Archer toma conhecimento, na prisão, do diamante que SolomonVandy encontrou. Este personagem, um humilde pescador negro, foi separado da família num dos ataques por parte dos rebeldes da RUF (Força Unida Revolucionária) e forçado a trabalhar numa mina dediamantes, onde encontrou e escondeu um grande diamante rosado, bastante valioso. Sabe que, com a rara pedra, pode não só salvar a esposa e as filhas de uma vida de refugiados, como também resgatar o seufilho mais velho, Dia, recrutado como criança-soldado pela RUF; realizando os seus maiores desejos. Solomon e a família viviam numa humilde cabana da aldeia massacrada, conseguindo proporcionar.

    ResponderExcluir